O “veranico” – verão fora de época que reduz a umidade relativa do ar, eleva as temperaturas no outono e inverno e provoca estiagem – deve perder força a partir desta terça-feira, 25 de junho, mas a temperatura vai permanecer na casa dos 30 graus Celsius nas tardes ribeirão-pretanas.
O frio deve chegar timidamente a Ribeirão Preto no final de semana, principalmente durante as manhãs e madrugadas – o inverno teve início na quinta-feira, 20 de junho –, segundo a previsão da Climatempo. A máxima deve oscilar entre 30ºC e 31ºC, até sábado (29), caindo para 27ºC no domingo (30).
Já a mínima fica entre 14ºC e 17 graus. Não há previsão de chuva e a umidade fica abaixo de 40% durante toda a semana. Deve chegar a 23% no sábado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.
A média de chuva para Ribeirão Preto é de 28 milímetros em junho, mas choveu um milímetro, 3,57% do total, segundo a Climatempo. O ribeirão-pretano acorda debaixo de cobertor e edredom, sai de casa de manhã com agasalho, cachecol, gorro, luva e meia de lã e perto da hora do almoço já vai ajeitando as peças na mochila, no encosto da poltrona, no cabideiro etc.
Ribeirão Preto registrou a temperatura mais baixa do ano na madrugada de 31 de maio, quando a mínima chegou a 8 graus Celsius. A sensação térmica, porém, foi bem inferior, entre 5ºC e 6ºC – na zona rural fez ainda mais frio. Na madrugada anterior, no dia 30 de maio, os termômetros marcaram 10ºC.
A medição é feita na estação da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet), no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, na Zona Norte de Ribeirão Preto. Até então, a menor temperatura do ano havia sido a do dia 29, com 12,4ºC, bem abaixo dos 15,7ºC registrados em janeiro, em pleno verão.
Não fazia tanto no frio na cidade desde maio do ano passado. O dia mais frio de 2023 foi registrado em 16 de maio, com temperatura entre 9º e 10ºC na madrugada e sensação térmica de 8º e 7ºC na área urbana. Em 2022, foi 20 de maio, quando a estação da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica constatou 5ºC às seis horas, no Leite Lopes.
A marca ainda é a mais baixa para o mês de maio desde o início da medição. Já nos dias 1º e 14 de março, a cidade emplacou a temperatura mais alta deste ano até agora. Chegou a 36ºC durante a tarde. A sensação térmica foi ainda mais elevada, na casa dos 40ºC.
Nesta segunda-feira (24), os termômetros marcaram entre 14ºC e 32 graus. Nesta terça-feira (25), a temperatura deve fica entre 15ºC e 31º. Na quarta-feira, 26 de junho, oscila entre 16ºC e 31ºC, na quinta-feira (27) fica entre 16ºC e 30ºC e na sexta-feira (21) vai variar de 16ºC a 31ºC.
No sábado, dia 29 de junho, a temperatura prevista é de mínima de 17ºC e máxima de 31 graus Celsius. No domingo, os termômetros podem marcar entre 14ºC e 27ºC, abaixo da marca de 30ºC. A umidade despenca para 23%, bem inferior ao ideal de 60%, de acordo com a Climatempo.
Na segunda-feira, 1º de julho, Ribeirão Preto pode registrar frio caso a previsão da Climatempo seja confirmada. A temperatura pode chegar a 11 graus na madrugada, com máxima de 21ºC e umidade do ar em 50%. O cenário pode mudar de um dia para outro, de acordo com as informações que chegam via satélite.
O Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil Estadual publicou o Mapa de Risco de Incêndio com a previsão riscos de incêndio em todo o estado de São Paulo. A situação é mais crítica nas regiões central e oeste. Não chove forte em Ribeirão Preto desde meados de abril, quando um temporal derramou cerca de 100 milímetros de água na cidade.