Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Seleção brasileira estreia na Copa América contra Costa Rica 

Com Vini Jr. titular, seleção apenas empatou com EUA no último amistoso (Rafael Ribeiro/CBF)

Por Hugo Luque 

O Brasil estreia na Copa América nesta segunda-feira, às 22h (de Brasília), contra a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Inglewood, nas imediações de Los Angeles, Califórnia. Após ter feito quase toda a preparação em Orlando, na Flórida, a seleção cruzou os Estados Unidos e chegou ao extremo oeste para a estreia. 

Será a primeira competição do técnico Dorival Júnior à frente da Amarelinha. Depois de uma temporada de sucesso com o São Paulo, que terminou com o título da Copa do Brasil de 2023, o treinador foi contratado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir o posto e, até aqui, soma quatro amistosos, com duas vitórias e dois empates. Nos dois últimos, disputados na primeira metade de junho, vitória sobre o México, por 3 a 2, e empate com os Estados Unidos, por 1 a 1, com uma atuação que gerou críticas. 

“Acredito que seja um torneio especial. O que eu vejo é que teremos, ao longo desses dois anos, momentos [de competição] como esse. É natural que as avaliações aconteçam e estamos preparados”, disse o comandante. 

Sem Neymar, lesionado, o protagonismo brasileiro será responsabilidade de Vinicius Junior. Aos 23 anos, o atacante briga pela Bola de Ouro pela temporada de destaque com o Real Madrid, que foi coroada com o título da Champions League. Além dele, outros atletas atraem os holofotes, como seu companheiro Rodrygo e o jovem Endrick, de apenas 17 anos, que se prepara para também virar um merengue a partir do próximo mês. 

Capitaneado pelo lateral Danilo, o Brasil busca seu décimo título da Copa América. A última conquista foi em 2019, em território nacional, contra o Peru. Contudo, na edição mais recente, em 2021, também em solo brasileiro, a seleção foi batida na final pela Argentina, uma das favoritas ao bi neste ano. 

No Grupo D, a Amarelinha terá como adversários Colômbia – liderada pelo meia James Rodríguez, do São Paulo –, Paraguai e Costa Rica, rival desta segunda. Na história do embate, foram dez vitórias brasileiras e apenas uma dos centro-americanos, em 1960. 

Com o zagueiro Gabriel Magalhães, que se recupera de uma lesão no ombro, como dúvida e Endrick no banco, uma provável escalação para a estreia verde e amarela tem: Alisson; Danilo, Marquinhos, Beraldo (Gabriel Magalhães) e Wendell; Douglas Luiz (João Gomes), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vinicius Junior. 

Copa das Américas 

Nesta edição, sediada em terras estadunidenses, a Conmebol, que organiza o campeonato, convidou também equipes das Américas Central e do Norte. 

O Grupo A é formado por Argentina – com Messi e Di María, que devem se despedir da seleção “hermana” –, Peru (de Paolo Guerrero), Chile e Canadá. O Grupo B tem México, Equador, Venezuela e Jamaica. Já o Grupo C, que se encontrará com a chave brasileira nas quartas de final, foi definido com Estados Unidos, Uruguai (de Suárez, que também se despede), Panamá e Bolívia. 

A Copa América terá 14 estádios em 14 cidades diferentes, incluindo duas vizinhas de mesmo nome, mas em estados diferentes, ao redor de todo o país norte-americano. Além do SoFi Stadium, a seleção atuará, na fase de grupos, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, Nevada, e no Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia (Levi’s Stadium). 

As outras sedes são: Mercedes-Benz Stadium (Atlanta, Geórgia), AT&T Stadium (Arlington, Texas), NRG Stadium (Houston, Texas), Q2 Stadium (Austin, Texas), Bank of America (Charlotte, Carolina do Norte), Children’s Mercy Park (Kansas City, Kansas), Arrowhead Stadium (Kansas City, Missouri), Inter&Co Stadium (Orlando, Flórida), Hard Rock Stadium (Miami Gardens, Flórida), MetLife Stadium (East Rutherford, Nova Jersey) e State Farm Stadium (Glendale, Arizona). 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Após início ruim, Gustavo Marciano pede reforços: ‘Tem de correr atrás’

William Teodoro

CBF anuncia amistoso do Brasil contra a República Checa, em Praga, em 26 de março

Redação 1

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com