A prefeitura de Ribeirão Preto, através do Centro de Qualificação da Secretaria de Assistência Social, abriu nesta semana 731 vagas para 14 cursos profissionalizantes gratuitos. Serão realizados em 13 locais diferentes da cidade, incluindo o distrito de Bonfim Paulista, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), escolas e associações.
Os horários dos cursos variam entre os períodos da manhã (da oito horas ao meio-dia) e tarde (das 13 às 17 horas). As vagas são para aulas nas áreas de auxiliar administrativo, empreendedorismo, marketing, artesanato geral, automaquiagem, design de sobrancelhas, manicure, bordado, crochê, cuidador de idosos, recepção e reservas em hotelaria, Excel, Word e informática básica.
César Sturati, coordenador do Centro de Qualificação, destaca a importância da descentralização. “Nossa missão é continuar oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal, assegurando que todos tenham acesso, independentemente de onde estejam. Esta descentralização demonstra nosso compromisso com um desenvolvimento acessível e inclusivo”.
Os cursos acontecem na Administração Regional de Bonfim Paulista, na Associação Educacional Beneficente Esmirna, no Centro Cultural Campos Elíseos, nos Cras 1, 4, 5, 6, 8, 9, 11, na Escola Municipal de Educação Profissional Doutor Celso Charuri, na Igreja O Brasil para Cristo e na Vila Tecnológica.
As inscrições estão abertas até o dia 28 de junho de 2024, e podem ser realizadas através do site Ribeirão Digital https://ribeiraodigital.com.br/. Para se inscrever, é necessário ser morador de Ribeirão Preto, alfabetizado e ter 18 anos ou mais. Para os cursos de cuidador de idosos e recepção e reservas em hotelaria será exigido o ensino fundamental completo.
Após a inscrição, o candidato receberá um e-mail confirmando a situação de sua inscrição. No total, são oferecidas 731 vagas, e os cursos do Centro de Qualificação têm duração variada de acordo com a frequência semanal, podendo ser de 40 a 80 horas no total.
“A educação e capacitação são ferramentas essenciais para o empoderamento dos nossos cidadãos e, por isso, investimos continuamente em programas que os preparem para as demandas do mercado de trabalho. Estes cursos não apenas oferecem habilidades valiosas, mas também fortalecem a comunidade, criando uma rede de suporte e colaboração entre os participantes e as diversas instituições envolvidas”, comentou a Secretária de Assistência Social, Helane Serpa.