O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) vai instalar totens comemorativos ao seu centenário em várias cidades paulistas. A primeira foi Campinas, que na sexta-feira, 14 de junho, recebeu equipamentos com conteúdo interativo sobre a Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das nações Unidas (ONU).
Foram instalados no Parque Portugal, localizado na Avenida Doutor Heitor Penteado, 1671. A área, popularmente conhecida como Lagoa do Taquaral, constitui um dos mais importantes espaços de lazer do município, com espaços recreativos, culturais e esportivos.
O TCE fará a ação especial nas cidades em que possui sedes, como a capital paulista e 20 localidades onde estão suas Unidades Regionais, entre elas Ribeirão Preto, Araraquara e Ituverava, na macrorregião. A iniciativa efetiva um dos programas do tribunal, o “Faça Parte – ODS”.
Envolve Tribunal de Contas, o governo de São Paulo, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da capital paulista, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo e prefeituras dos 20 cidades participantes.
A iniciativa foca na escolha de espaços públicos, de convivência dos municípios, como forma de engajamento social na temática desenvolvimento sustentável, englobando seus mais variados aspectos, quais sejam: meio ambiente, instituições eficazes, educação, saúde e bem-estar.
Os textos foram desenvolvidos pelo Observatório do Futuro e pelo PNUD. Por estarem instalados em locais de grande circulação, os cidadãos poderão usufruir das informações, interagir e saber mais sobre os conteúdos das ODS usando os QR codes e ainda deixar registrada sua visita com uma foto em um “painel instagramável”.
O Observatório do Futuro foi criado para auxiliar o Estado e as prefeituras na implementação da Agenda 2030 e também para acompanhar a evolução desse processo nos dois níveis de governo.