Por Hugo Luque
Após exatos 90 dias, o Comercial volta a campo nesta sexta-feira, às 20h, no Estádio Fortaleza, onde enfrenta o Barretos pela primeira rodada do Grupo 2 da Copa Paulista. Será também o duelo inaugural de toda a competição, a última no calendário alvinegro em 2024.
O objetivo, portanto, é conquistar o melhor resultado possível logo de cara para, como reiterou o técnico Betinho, deixar o passado para trás. Desde o empate em 1 a 1 com o Monte Azul, pela última rodada da Série A2 do Campeonato Paulista, muita coisa mudou no Palma Travassos.
Com a queda para a terceira divisão estadual, a crise do clube se estendeu também para fora de campo. Todos os cinco vice-presidentes deixaram seus cargos e, logo em seguida, em abril, o presidente Fausi Henrique também renunciou.
Rapidamente, o novo conselho executivo convocou eleições e o empresário Antônio Carlos Campanelli foi aclamado o novo mandatário do Leão do Norte. Pouco tempo depois, no mês de maio, a montagem do novo elenco começou com a contratação de Betinho, ex-Barcelona de Ilhéus-BA.
Sob novo comando, o plantel foi formado com apenas dois remanescentes: o zagueiro Hilario e o goleiro Jeferson Reis, que se recuperou de uma grave lesão no joelho, mas sofreu a mesma contusão na reta final da preparação, o que vai tirar o arqueiro da temporada.
Para completar o time, a diretoria trouxe 18 atletas de outros clubes. Chegaram os goleiros Marcos, Felipe e Eduardo; os zagueiros Hilário, Thiago Moura, Guilherme Café e Guilherme Teixeira; os laterais Ninho, Yan Ferreira e Carlinhos; os meio-campistas Emerson Müller, Kawhan, Emerson Silva, Flavio, Danielzinho e Calixto; além dos atacantes Gustavo Henrique, Adriano Luiz e Valdo Bacabal.
De acordo com Betinho, ainda devem ser alçados da base o meia Kauan Gomes e os atacantes Felipe Rodrigues e David. O treinador, inclusive, espera um jogo duro nesta sexta.
“Se contra o Barretos você ficar no chão por uma faltinha, os caras te atropelam e fazem o gol. Eu preciso de jogadores com uma certa rodagem, com jogos importantes na carreira, porque a competição exige isso. Não vamos jogar, com todo respeito, contra amadores, mas contra profissionais. Sobretudo pela regionalização, são rivalidades grandes. Contra o Barretos, vai ser uma guerra. (…) O Barretos, principalmente jogando lá, é muito complicado, com jogadores jovens e um elenco mesclado. É um time muito competitivo, principalmente dentro de casa”, analisou.
Na preparação, o Alvinegro fez dois amistosos, com derrotas por 2 a 0 para o XV de Jaú e 3 a 1 para o Taquaritinga. Para esta primeira partida, o comandante afirmou que os atacantes Gustavo Henrique e Valdo Bacabal, que chegaram há pouco tempo, são dúvidas pela questão física. Além disso, Betinho não apontou uma formação tática específica.
Caso Gustavo e Bacabal entrem em campo, um possível 11 inicial para a estreia na Copa Paulista tem: Marcos; Carlinhos, Thiago Moura, Guilherme Café e Ninho (Yan Ferreira); Emerson Müller, Flávio e Danielzinho; Adriano Luiz, Gustavo Henrique e Valdo Bacabal.
F