O Partido Liberal (PL) de Ribeirão preto vai realizar, nas próximas semanas, dois levantamentos junto ao eleitorado para detectar quais as chances reais dos vereadores da legenda, Isaac Antunes e Lincoln Fernandes, em uma eventual pré-candidatura a prefeito nas próximas eleições municipais – o primeiro turno está marcado para 6 de outubro, e o segundo, caso haja necessidade, será no dia 27 do mesmo mês.
O levantamento será feito com 800 eleitores, mas não será registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Portanto, não poderá ser divulgado e servirá apenas para o consumo interno do partido. Para se tornar pública, a pesquisa, em ano eleitoral, precisa ser registrada no TSE.
A ideia de testar os dois nomes ganhou força depois que dois levantamentos internos de intenção de votos, feitos pela legenda este ano, terem mostrado que Isaac Antunes e Lincoln Fernandes pontuaram bem. Para medir o potencial de cada um, serão feitas pesquisas separadas. Vale lembrar que nos meios políticos os dois vereadores são cogitados para disputar a prefeitura pelo PL.
Ribeirão Preto tem agora nove pré-candidatos a prefeito para as próximas eleições municipais, que têm primeiro turno marcado para 6 de outubro – o segundo, caso haja necessidade, será no dia 27 do mesmo mês. É o maior número de concorrentes da história, igualando o recorde de nove postulantes do pleito de 2016.
O atual vice-prefeito Daniel Gobbi (41 anos, PP) desistiu. A lista traz o deputado Ricardo Silva (38 anos, Partido Social Democrata – PSD), o advogado Jorge Roque (46 anos, Partido dos Trabalhadores – PT), o também o advogado e ex-secretário municipal da Justiça e Casa Civil, Alessandro Hirata (45 anos, Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB) e o vereador Igor Oliveira (40 anos, MDB).
Os outros são a ex-reitora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Vilela (70 anos, Partido Socialista Brasileiro – PSB), o engenheiro químico e empresário Marco Aurélio Martins (53 anos, Novo), o vereador Isaac Antunes (40 anos, PL), o coronel da reserva da polícia Militar Luís Henrique Usai (60 anos, Podemos) e o juiz aposentado Ismar Cabral Menezes (55 anos, Agir).
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro definitivo da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Por isso, o atual cenário ainda pode sofrer alterações conforme a movimentação política na cidade até estas datas.
O educador e sindicalista Mauro Inácio, de 55 anos, do PSOL, desistiu de sua pré-candidatura a prefeito de Ribeirão Preto nas eleições deste ano. Ele vai tentar uma cadeira na Câmara de Vereadores. Segundo o partido, a desistência foi motivada pela formação da frente de esquerda oficializada ontem.
O vice-prefeito Daniel Gobbi (PP) também lançou candidatura, mas a cúpula nacional do Progressistas determinou que o grupo apoie o nome de Ricardo Silva. Caso o Diretório Municipal não acate a determinação, será destituído. O Tribuna consultou o site do TSE, nesta quinta-feira (13), mas estava travado.
A mais recente consulta a que a reportagem teve acesso foi no dia 9 de junho e a informação que consta é que o Diretório Municipal foi destituído por decisão partidária. Até o fechamento desta edição, o Tribunal Superior Eleitoral não havia respondido aos questionamentos da reportagem.