Por: Adalberto Luque
Um grande incêndio foi registrado, na noite desta quarta-feira (12). O fogo ocorreu em uma grande área de vegetação próxima à Vila Industrial, na cidade de Sertãozinho.
Segundo informações, o fogo se espalhou rapidamente e as chamas passavam de cinco metros de altura em determinados pontos. Um dos focos ficou ao lado da loja da rede de departamentos Havan localizada na Avenida Ernesto Soldera, próximo à Rodovia Armando de Sales Oliveira.
Várias viaturas do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência que, por conta do vento forte, fez com que o fogo se espalhasse, dificultando o trabalho de combate às chamas. O trabalho levou pelo menos quatro horas, mas não houve registro de vítimas. O fogo também não atingiu edificações.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo está em alerta permanente para tentar coibir focos de incêndio em área de vegetação. Com a estiagem, é comum esse tipo de ocorrência entre os meses de maio e agosto.
Um novo alerta foi feito há alguns dias pela Defesa Civil, onde foi divulgado que de janeiro a maio de 2024 foram registrados cerca de 400 focos de incêndio. No mesmo período de 2023 foram menos de 250 focos. Além dos riscos, a qualidade do ar piora a cada novo foco.
O Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), órgão do Ministério Público de São Paulo (MPSP) tem atuado, ao lado da Polícia Militar Ambiental (PMAmb) e outros órgãos, como as Defesas Civis municipais, para coibir as queimadas, inclusive aplicando multas aos infratores.