A alta cúpula do Partido Progressistas (PP) diz que vai apoiar a candidatura do deputado federal Ricardo Silva, do Partido Social Democrático (PSD), a prefeito de Ribeirão Preto – o primeiro turno está marcado para 6 de outubro, e o segundo, caso haja necessidade, será no dia 27 do mesmo mês.
A decisão foi negociada pelas cúpulas nacional e estadual do partido e teria causado desconforto e insatisfação no comando local da legenda. O PP ribeirão-pretano – comandado pelo clã Romano Machado – já havia oficializado o nome do vice-prefeito Daniel Gobbi para a disputa municipal.
Segundo apuração feita pelo Tribuna, o descontentamento dos dirigentes locais acabou gerando a possibilidade de intervenção do comando nacional em Ribeirão Preto, caso as dificuldades políticas do Diretório Municipal do PP em acatar a determinação não sejam sanadas.
O acordo prevê que o PP indicará o candidato a vice na chapa encabeçada por Ricardo Silva. A reportagem apurou que vários nomes estão sendo analisados, mas a ideia é ter alguém de perfil conservador e com inserção próxima à chamada direita.
A definição do apoio teria sido acertada pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), e pelo presidente estadual da legenda, deputado federal Maurício Neves (SP). O anuncio da parceria deverá ser feita nos próximos dias.
Nesta terça-feira, 11 de junho, o Tribuna entrou em contato com o presidente do PP em Ribeirão Preto, Maurílio Romano Machado, e o vice-prefeito Daniel Gobbi. Romano afirmou, em nota, que Gobbi continua como pré-candidato a prefeito pelo Progressistas.
“Estamos sim conversando com todos os grupos e partidos políticos em busca de uma solução que seja a melhor para Ribeirão Preto”, conclui a nota. Já o vice-prefeito Daniel Gobbi não havia se manifestado até o fechamento desta edição.
A pré-candidatura de Daniel Gobbi foi anunciada no dia 16 de março, durante evento regional do Progressistas em Ribeirão Preto. O encontro teve como objetivo capacitar lideranças e candidatos para as eleições municipais de outubro.
Contou com a participação do presidente estadual do partido, deputado federal Maurício Neves, do presidente do PP de Ribeirão Preto, Maurilio Romano Machado, e outras lideranças na cidade e na macrorregião. Entre elas, os vereadores ribeirão-pretanos Elizeu Rocha e Renato Zucoloto. Recentemente, Franco Ferro trocou o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) pelo Progressistas.