Tribuna Ribeirão
Artigos

O ambiente que preservamos 

Duarte Nogueira *
[email protected]

Celebramos ontem, quarta-feira, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado sempre no dia 5 de junho, há 50 anos. Mas uma data tão importante, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), merece ser lembrada todos os dias, não com discursos e homenagens, mas com ações que preservem o ambiente em que vivemos e dele tiramos nossas soluções para os mais variados problemas. O que fazemos neste período de lembrança mais aguçada é promover atos de conscientização para que todos possam exercer a preservação ao longo dos dias do ano.

Assim, na segunda-feira, dia 3, iniciamos a Semana do Meio Ambiente deste ano, com eventos que vão até o próximo dia 9, domingo, com o objetivo trazer a conscientização sobre as questões ambientais e preservação dos recursos naturais. As atividades programadas têm justamente a intenção de contribuir com a tomada de consciência para o cuidado com inteligência e afeto com o meio ambiente.

O tema deste ano é Preservar a terra, valorizar a biodiversidade e mitigar a poluição, sendo um chamado para a cultivação da terra com sabedoria, para proteger todas as formas de vida com as quais convivemos e também para diminuir as diferentes fontes de poluição que degradam a atmosfera, as águas e os solos. As atividades programadas contemplam palestras, doações de mudas, plantios, visitas monitoradas, contação de histórias, feira de adoção de animais, entre outros. As ações podem ser acompanhadas pelo site https://meioambienterp.com.br/

Uma importante ação é a abertura do Bosque e Zoológico Fábio Barreto, até o dia 9 de junho, das 9h às 16h30, para visitas excepcionalmente em comemoração à Semana do Meio Ambiente. A iniciativa contempla a reabertura da Portaria da rua Tamandaré, juntamente com a da rua Liberdade; a reabertura do serpentário; a abertura do novo recinto dos jacarés do Papo Amarelo; além da reabertura para utilização da praça da portaria da Rua Tamandaré para os visitantes.

Ao celebrarmos o cinquentenário da Semana do Meio Ambiente devemos nos lembrar que os problemas das nossas cidades devem se tornar soluções para a nossa qualidade de vida. E quando se fala em sustentabilidade, o envolvimento e a responsabilidade são de todos. Cada um faz a sua parte e completamos o todo para que o mundo seja melhor.

Realizamos ações nesta semana, enquanto também nas outras investimos para que tenhamos permanentemente uma cidade sustentável, como a criação de ecopontos para a destinação de resíduos da construção civil e lixo reciclável, a implantação do programa Prefeitura sem Papel, o reverdejamento das escolas da rede municipal de ensino, com investimentos de R$ 5,4 milhões, assim como a instalação de energia fotovoltaica em unidades escolares.

Fizemos a reforma do Bosque Zoológico Fábio Barreto e, com o cumprimento de termos de compromisso, realizamos o plantio de 24 mil árvores, assim como fizemos doações por meio do programa de Plantio Voluntário. No ano passado foram 10.633 registros de doação de mudas, atendendo a 1,8 mil munícipes. Neste ano, até agora, foram 4.347 doações, para 834 munícipes.

Desta forma, ao mesmo tempo em que incentivamos as pessoas a colaborarem com a sustentabilidade, fazemos o que está ao alcance do poder público para tornar a nossa cidade não apenas um bom lugar para se viver, mas também um local onde o respeito ao meio ambiente é uma questão de responsabilidade compartilhada a partir de exemplos claros. Porque nossa busca é por uma Ribeirão Preto cada vez mais global e acolhedora, sem nunca deixar de ser sustentável.

* Prefeito de Ribeirão Preto   

 

 

Postagens relacionadas

Queda dos cabelos 

Redação 2

Lisura, Liberdade e Democracia 

Redação 2

Energia: um desafio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com