Por: Adalberto Luque
Um homem de 42 anos foi preso, na madrugada desta quarta-feira (29), ao ser flagrado com uma droga chamada Ice, além de porções de maconha, haxixe, cocaína e crack. O homem estava na Rua Americana, Jardim Salgado Filho, zona Norte de Ribeirão Preto. A Rua Americana fica exatamente ao lado de toda a extensão da pista do Aeroporto Leite Lopes.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), o homem tentou fugir ao perceber a aproximação dos policiais militares, mas acabou contido. Os entorpecentes estavam em duas pequenas embalagens dentro de uma pequena mochila.
Os PMs encontraram porções de crack, cocaína, maconha, haxixe (um derivado mais potente da maconha) e a droga conhecida por Ice, uma metanfetamina que pode ser fumada, proporcionando aos seus usuários efeitos psicoativos muito mais duradouros que os do crack/cocaína.
Inicialmente introduzida como descongestionante nasal na década de 1930, a metanfetamina tornou-se droga de abuso largamente utilizada. Bastante popular nos Estados Unidos, é produzida em laboratórios, na forma de cristais. Tem propriedades euforizantes, além de diminuir apetite e sono e aumentar desempenho físico e mental, mas causa efeitos danosos ao coração e sistema nervoso central.
O Ice é um tipo de metanfetamina muito mais potente. Além das drogas, o homem tinha duas balanças de precisão, radiocomunicador e R$ 1.167,60 em cédulas e moedas de diversos valores. Segundo o BO, o homem negou ser dono dos entorpecentes e alegou que o dinheiro era pagamento por serviços prestados de ajudante geral.
O homem foi levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro de Ribeirão Preto, onde foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele ficou à disposição da Justiça. A droga foi encaminhada para perícia e a Polícia Civil vai investigar a ocorrência.