Por: Adalberto Luque
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) realizou, na tarde desta segunda-feira (27), uma reunião com representantes de 29 cidades e defesas civis da região de Ribeirão Preto. O encontro foi promovido pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), órgão do MP, e teve como objetivo discutir desastres ambientais, sobretudo os que podem ser evitados com a prevenção de incêndios em áreas de vegetação.
Além dos integrantes do GAEMA e dos representantes de municípios e defesas civis, participaram também integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Ambiental (PMAmb), ambos órgãos que integram a Polícia Militar. Trabalhando diretamente no combate e controle dos incêndios, as Corporações apresentaram gráficos sobre a elevação dos índices de incêndios em 2024, destacando a necessidade do trabalho de prevenção.
Operação Huracan
A PMAmb realizou, na quinta e sexta-feira (23 e 24), a edição 2024 da Operação Huracán. O objetivo foi conscientizar e fiscalizar através de vistorias, áreas de vegetação, para reduzir os focos de queimadas no período de estiagem, acentuada nos meses de maio a setembro, nas regiões Norte e Nordeste do Estado.
Na última semana, um incêndio atingiu uma área de mata, às margens da Rodovia Cândido Portinari, em Batatais. Estimativa do Corpo de Bombeiros foi que o fogo destruiu uma área em torno de 45 mil metros quadrados de vegetação.
De acordo com o GAEMA, a previsão é que a estiagem em 2024 seja bastante prolongada. Desta forma, os riscos de incêndio em vegetação aumentam muito e a prevenção é a melhor forma de evitar desastres ambientais.