Os integrantes do Concurso Miss e Mister LGBTQIAP+ 2024, eleitos no último 16 de maio, no palco do Teatro Municipal de Ribeirão Preto, que compõe uma das mais tradicionais e principais atividades da 20ª Parada LGBTQIAP+ da ONG Arco-Íris, foram recebidos na tarde desta terça-feira, dia 28, pelo prefeito Duarte Nogueira, na sede do centro administrativo do município.
A corte, composta por: Miss Gay, Bárbara Rivéra. Miss Trans Mulher: Safira Lopes. Mister Homem Trans: Daito Rosa. Miss Lésbica: Sheila de Oliveira. Miss Plus Size Mulher Trans: Julietta Mikaela e Mister Gay: Paulo Alvarenga recebeu as boas-vindas do prefeito Duarte Nogueira e das autoridades presentes. Os eleitos permanecerão em suas categorias por um ano e estarão presentes em todas as atividades do calendário da 20ª edição da Parada, que acontece na cidade no dia 16 de junho.
O prefeito Nogueira destacou, inicialmente, que a tônica do governo dele é não deixar ninguém para trás. Ressaltando, em seguida, a importância do combate constante de toda forma de intolerância. “Nossas ações, como neste dia, por exemplo, na presença desta representatividade diversa e tão importante, são sempre de respeito e participação de todos”, destacou ao parabenizar cada um dos eleitos. “É uma alegria ver a atitude do prefeito que recebe e apoia, efetivamente, nosso segmento poucas vezes ouvido e priorizado. Nogueira foi o primeiro prefeito que nos colocou no orçamento municipal e nos recebe nos espaços da administração, como faz hoje”, comemorou Fábio de Jesus, presidente da ONG Arco-íris de Ribeirão Preto.
Ele confirmou esse apoio dado às pautas da diversidade, citando, como exemplo, que o Dia Internacional contra a Homofobia de 2018, aconteceu na sede do governo municipal com a presença do prefeito e de seus secretários. “Acreditamos que o apoio às ações da ONG Arco-Íris, reflete na melhora significativa das atividades que integram a Parada LGBTQIAP+.
Colocar a diversidade do orçamento municipal é, na prática, uma demonstração de acolhimento e respeito. E essa luta contra toda forma de preconceito é de todos nós, cidadãos e poder público”, declarou Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Preto. “Ficamos felizes com esse acolhimento. O concurso, especialmente, é muito importante para todos nós e toda política que nos valoriza é muito bem-vinda. Ocupar esses espaços fortalece nossa representatividade”, disse Bárbara Rivéra, eleita Miss Gay 2024. “Estamos aqui, neste espaço político e público e, por isso, agradecemos o empenho de todos, mas também somos gratos aos que vieram antes de nós. Os que ajudaram abrir este caminho. Os concursos são fundamentais, assim como a defesa das nossas pautas”, salientou o Mister Gay, Paulo Alvarenga. A Miss Trans Mulher: Safira Lopes, o Mister Homem Trans: Daito Rosa e a Miss Plus Size Mulher Trans, Julietta Mikaela destacaram também a importância da representatividade da corte e a defesa das lutas em favor dos LGBTQIAP+.