A montagem foi estreada pelo grupo em 2013, sob regência de Mítia D’Acol, tendo sido apresentada pela primeira vez em Ribeirão Preto. Em 2016 a ópera integrou a programação do 3º Festival Minaz de Ópera.
Dido & Aeneas é baseada no poema épico de Virgílio (70 a.C.–19 a.C.) intitulado Eneida que conta a história de Aeneas, troiano salvo pelos gregos, que após suas viagens pelo Mediterrâneo, funda a cidade de Roma, tornando-se o ancestral de todos os romanos. O libreto de Nahum Tate (1652–1715) é baseado (com algumas modificações) no Canto IV da obra de Virgílio que mostra a viagem do herói a Cartago, onde cria vínculo amoroso com a fundadora da cidade, a Rainha Dido (Elissa de Tiro).
A montagem da Cia. Minaz tenta amenizar o encontro do público com uma linguagem pouco familiar de seu cotidiano: a ópera barroca. Por “Dido & Aeneas” ser uma pequena ópera em relação às obras italianas do mesmo período (com duração aproximada de 50 minutos, sem a necessidade de intervalos entre os atos), é perfeita para introduzir o público à essa linguagem. Os instrumentos utilizados serão de época, ou seja, réplicas de instrumentos construídos durante os séculos XVII e XVIII, que também irão proporcionar aos ouvintes um confronto com uma sonoridade pouco usual nos dias de hoje.
Sob regência e direção musical do maestro Mitia D’acol, doutorando em Teoria Musical da Jacobs School of Music na Universidade de Indiana em Bloomington (EUA), a montagem tem a participação do Madrigal Minaz, dos solistas Anita Andreotti, Homero Velho, Isabela Mestriner, Gisele Ganade, Mariana Cunha, Paulo Mestre, Flávia Gattás, Anita Furlan, Pedro Coelho e de uma orquestra convidada. A direção cênica é de André Cruz, cenário e Iluminação de Ivo Rinhel D’Acol, figurinos de Ivo Rinhel D’Acol e Andressa Baptista
No dia 30 haverá o Ensaio Geral com intérprete de LIBRAS, os ingressos serão destinados a Escolas Municipais e Instituições sem fins lucrativos.
A primeira récita acontecerá no dia 01/06 às 20 horas e dia 02/06 às 19 horas no Teatro Minaz que está localizado na Rua Carlos Chagas, 273 – Jardim Paulista). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos no site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br).