Após passar pelas cidades de Araraquara, São Carlos, Cravinhos e Sertãozinho as artistas Helk Pedrassi e Sofia Monteiro do Núcleo de Pesquisa e Criação PLATAFORMA23, chegam a Ribeirão Preto nesta sexta-feira, dia 24/05 com o espetáculo “(A)manhã do dia seguinte”.
A dicotomia entre o insensível, ausência e presença, sensibilidade e afeto tecem o fio condutor de “(A)manhã do dia seguinte”, espetáculo criado a partir de pesquisas realizadas pelas intérpretes/criadoras Helk Pedrassi e Sofia Monteiro. “Neste espetáculo, falamos sobre encontros, relações, o toque, o olhar, as trocas humanas íntimas ou não. O título refere-se a um recorte dessa atmosfera, como se fosse um corte na linha do tempo que considera expressar esse momento num dia, numa manhã ou em uma manhã do dia seguinte”, explica Helk.
Com direção coreográfica de Edson Fernandes, o espetáculo tem como proposta explorar um ambiente de sensibilidade e trazer ao público a reflexão sobre um mergulho no universo do outro, o toque e a importância dos olhares, da presença, do afeto e do acolhimento. A obra permeia o encontro, o diálogo e suas nuances.
Em Ribeirão Preto, o “(A)manhã do dia seguinte” será apresentado no calçadão, às 16 horas, com entrada gratuita.
Também no dia 24/05, às 13 horas, as artistas ministrarão uma oficina abordando ferramentas e experimentos usados para a construção da obra. A oficina acontecerá no estande da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, no Shopping Santa Ursula que está localizado na Rua São José, 933 – Centro. A oficina é gratuita, com classificação indicativa a partir de 14 anos e os interessados em participar não precisam ter conhecimento prévio em dança.
PLATAFORMA23 – A fim de experimentar, criar e movimentar a cena da dança contemporânea, as artistas Fernanda Monteiro, Helk Pedrassi e Sofia Monteiro criaram em 2021 a PLATAFORMA23, um território móvel de investigação, criação e performance.
Em 2022 nasceu a obra “(A)manhã do dia seguinte” que teve sua estreia realizada na Biblioteca Sinhá Junqueira (Ribeirão Preto), sendo apresentada posteriormente no Teatro Sesi Minas (Uberaba) e no Parque Maurílio Biagi (Ribeirão Preto).
No ano seguinte, a PLATAFORMA23 foi selecionada para participar do Programa de Qualificação em Artes – Dança, resultando na obra “Acúmulo – um diálogo sobre o cansaço” com orientação de Eduardo Fukushima e curadoria de Cássia Navas e Alex Soares.
A realização da circulação do espetáculo “(A)manhã do dia seguinte” acontece por meio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa – PROAC 04/2023.
Serviço
Oficina
Dia: 24/05 (Sexta-feira)
Horário: 13 horas
Local: Estande da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Shopping Santa Ursula ( Rua São José, 933 – Centro)
Ingresso: Gratuito
Classificação indicativa: 14 anos
Espetáculo
Dia: 24/05 (Sexta-feira)
Horário: 16 horas
Local: Calçadão da cidade
Ingresso: Gratuito
Atendimento à imprensa
Fernanda Marx – (16) 99166-2120