O deputado federal Ricardo Silva (PSD) anunciou nesta segunda-feira, 20 de maio, sua pré-candidatura a prefeito de Ribeirão Preto, nas eleições municipais – que tem primeiro turno marcado para o dia 6 de outubro. O anuncio foi feito em coletiva de imprensa, realizada o escritório do deputado em Ribeirão Preto.
Além do presidente do diretório municipal do PSD, o deputado estadual Rafael Silva, participaram da coletiva os vereadores da legenda Bertinho Scandiuzzi, Paulo Modas, Luis França e Jean Coraucci.
Desde o ano passado quando começaram as especulações sobre as eleições deste ano, Ricardo Silva já era considerado um dos principais nomes da disputa. Entretanto, ele sempre afirmou que estava analisando o assunto e que no momento oportuno anunciaria sua decisão.
“Me sinto no melhor momento pessoal e profissional ao aceitar esse desafio do meu partido, o PSD, de ser pré-candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto. Sabemos que teremos muito trabalho pela frente, a começar por organizar a cidade. A palavra planejamento vai guiar as ações do próximo governo. Isso só vai ocorrer sabendo ouvir as pessoas, mas ouvir de verdade. Precisamos dessa proximidade verdadeira com nossa população”, afirmou.
Sobre coligações com outros partidos, o deputado disse que começará agora, as conversas neste sentido. Que o PSD tem bons nomes para o cargo de vice-prefeito e que outros partidos também têm quadros importantes.
Nas duas pesquisas eleitorais realizadas pelo Tribuna Ribeirão em parceria com o Instituto de Pesquisa Política (INPEP), nos meses de setembro e dezembro do ano passado, o deputado apareceu em primeiro lugar nas intenções de votos. Em setembro teve 28% da preferência e em dezembro 32%
Ricardo Silva está sem seu segundo mandato como deputado federal. Em 2018 foi eleito suplente com 61.037 votos, mas acabou assumindo o mandato depois da morte do titular da cadeira. Já nas eleições de 2022 foi um dos mais votados do PSD, obtendo 133.935 votos.
No Congresso Nacional conseguiu projeção ao ocupar relatorias importantes. Entre elas, a da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras que aconteceu em 2023. Seu relatório com 509 páginas indiciou 45 pessoas com fortes evidências de participação em esquemas de pirâmides financeiras.
O deputado já disputou a prefeitura de Ribeirão Preto em 2016, quando foi para o segundo turno, mas perdeu para o então candidato, Duarte Nogueira (PSDB). Também já foi vereador em Ribeirão Preto entre 2013 e 2016.
Outros pré-candidatos
Até o momento Ribeirão Preto tem nove pré-candidatos a prefeito para a próximas eleições. São eles: o vice-prefeito de Ribeirão Preto, Daniel Gobbi (PP), Jorge Roque (PT), Igor Oliveira (MDB), Sueli Vilela (PSB), Marco Aurélio Martins (Novo), Isaac Antunes (PL). Luís Henrique Usai (podemos) e Ismar Cabral (Agir36).