Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Orquestra Sinfônica do Guri de RP abre temporada 2024

O grupo toca no dia 25 de maio, sábado, 10h30, na Sala dos Arcos, em Ribeirão Preto. Todas as apresentações do Guri são gratuitas (Ibraim Leão)

A Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto faz sua estreia na temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais incluindo cantigas populares no repertório. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. O grupo toca no dia 25 de maio, sábado, 10h30, na Sala dos Arcos, em Ribeirão Preto/SP. Todas as apresentações do Guri são gratuitas.

Sob a regência de Lincoln Mendes, o repertório inclui cantigas infantis de domínio público (como Sambalelê, O Cravo Brigou com a Rosa e Peixe-vivo), além de obras de Pixinguinha e Heitor Villa-Lobos, entre outros. A Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto tem patrocínio Master CTG Brasil; patrocínio Ouro Arteris, além de parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Sobre os Grupos Musicais

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).

Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto

Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.

A apresentação integra a Temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri.

 

Orquestra Sinfônica do Guri de RP

Lincoln Mendes, regência

Programa

Lina Pires de Campos (1918-2003)

Cinco peças Infantis

Menina Triste [arr. Gesiel Vilarubia]

 

Ernani Aguiar (1950-)

Quatro Momentos [arr. Paulo Galvão Filho

 

Ernst Mahle (1929-)

Concertino para contrabaixo

[solista: Bruno Catarino S. dos Santos, contrabaixo]

Domínio Público

Suíte de Cantigas Infantis [arr. Gesiel Vilarubia]

  1. Sambalelê
  2. O Cravo Brigou com a Rosa
  3. III. Peixe-vivo

Heitor Villa- Lobos (1887-1959)

Melodia Sentimental [arr. Tiago Costa]

 

Bis:

Pixinguinha (1897-1973) / João de Barro (1907-2006)

Carinhoso [arr. Andrea de Guimarães]

Apresentação

Data: 25 de maio, sábado, 10h30

Local: Sala dos Arcos Ribeirão Preto

Endereço: R. Álvares Cabral, 322, Centro – Ribeirão Preto/SP

Todos os concertos são gratuitos.

A Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto tem patrocínio Master CTG Brasil; Patrocínio Ouro Arteris, além de parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

 

 

 

Postagens relacionadas

Indy Car – Carpenter larga em primeiro; Helinho volta para buscar o tetra

Redação

La Leche apresenta espetáculo infantil

Redação 1

Prefeitura vai mudar gestão do Teatro Municipal

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com