Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Inaugurada central de monitoramento da GCM

Além de 22 novas câmeras de segurança, a Guarda Civil de Ribeirão Preto também recebeu viaturas, motocicletas, rádios e um drone para reforço das ações de segurança pública 

Central faz parte da segunda fase de investimento do Programa Guardiões da Cidade (Alfredo Risk)

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto recebeu, na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, novos equipamentos que serão utilizados diariamente para a proteção e segurança da população. O evento foi realizado na sede da corporação e contou com a presença do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), que completou 60 anos ontem e ganhou uma viatura em miniatura da Patrulha Rural.

Agora, a corporação passa a contar com mais três novas viaturas destinadas para reforço da Ronda Escolar e da Patrulha Maria da Penha, oito motocicletas, um drone, 41 novos rádios transceptores e uma sala que funcionará como central de monitoramento. Segundo o site oficial, a corporação contava com efetivo de 209 servidores – 163 homens e 46 mulheres e 22 viaturas, além de seis motocicletas.

Essa central faz parte da segunda fase de investimento do Programa Guardiões da Cidade. Nesta nova etapa, 22 novas câmeras de monitoramento foram instaladas em dez diferentes pontos da cidade. Essas imagens serão monitoradas na base da GCM por agentes que passaram por treinamento específico.

O software de monitoramento inteligente foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Os novos equipamentos foram obtidos através de investimento municipal e de emendas parlamentares no valor total de R$ 3.199.600.

“Esses novos equipamentos vão ajudar muito na integração do trabalho em conjunto entre a Guarda Civil Metropolitana com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Nossa central de monitoramento vai ajudar todas as forças policiais. Podemos agora trabalhar cada dia com mais eficiência”, destaca o comandante da GCM, Tiago Caldeira.

Compromissada com princípios morais e legais, os agentes da GCM trabalham pela manutenção da paz social em parceria com a comunidade ribeirão-pretana. “Uma das tarefas mais importantes é garantir a integridade da população, segurança do patrimônio, segurança da vida e do bem estar de todos. A segurança pública é uma tarefa de todos”, lembra Duarte Nogueira.

Guardiões da Cidade – O programa de monitoramento de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. No total 124 câmeras fazem parte do Guardiões da Cidade, sendo que 40 equipamentos (360º speed dome) estão previstos para o quadrilátero central e 84 fixos (bullet) serão distribuídos nas entradas e saídas da cidade.

Os aparelhos são integrados ao programa Detecta, software de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. As câmeras geram dados dos eventos para encaminhamento ao Detecta, dono do maior conjunto de informações armazenadas da América Latina.

Integrará bancos de dados da Polícia Militar, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

O sistema é capaz de detectar e alertar os órgãos de segurança em questão de segundos sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e até mesmo aqueles envolvidos em outras ocorrências de interesse de segurança, facilitando a atuação no intuito de proteger o cidadão.

Em março, as 40 câmeras do Guardiões da Cidade no Centro foram desativadas por causa da desocupação do prédio onde funcionava a base da 1ª Companhia do 51º Batalhão de Polícia Militar do Interior (51º BPMI), na esquina das ruas Florêncio de Abreu com Tibiriçá. A central de operações foi transferida para o quartel do Comando de Policiamento do Interior Três (CPI-3), na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, Jardim Independência.
 

 

 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Motorista bate em cinco veículos e uma moto e só para em bomba de combustível

Luque

David Miranda vai assumir vaga deixada por Jean Wyllys na Câmara

Redação 1

Câmara poderá ter espaço ecumênico 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com