Duarte Nogueira *
[email protected]
Depois de quase oito anos de trabalho firme e responsável fomos recompensados pelo reconhecimento do Tesouro Nacional com a nota CAPAG A+. O CAPAG (Capacidade de Pagamento) é um indicador do Tesouro Nacional que mede a saúde fiscal e financeira das cidades brasileiras. Para o estabelecimento das notas, o levantamento leva em consideração três indicadores, sendo a dívida consolidada em relação à receita corrente líquida; a despesa corrente em relação à receita corrente ajustada; e as obrigações financeiras em relação à disponibilidade de caixa.
Dentro dos critérios estabelecidos, Ribeirão Preto foi a única cidade dentre as 10 maiores do Estado de São Paulo a atingir a melhor avaliação, com nota CAPAG A+. É um orgulho receber a notícia de que nosso trabalho foi reconhecido e qualificado. Esse é o reflexo da responsabilidade presente nestes quase oito anos de reformas, com austeridade fiscal e transparência, mantidas por uma equipe de excelência, responsável pela condução da cidade e seus avanços constantes que podem ser vistos e percebidos por todos os cidadãos.
Essa equipe mostrou que é possível manter as contas em ordem, não aumentar nenhuma alíquota de impostos e, ao mesmo tempo, realizar os maiores investimentos da história da cidade, como tem ocorrido nos últimos anos. Isso tudo acontece depois de assumirmos uma prefeitura sem recursos, com dívidas e dificuldades na governança. Por isso o choque inicial foi imprescindível para nos movimentarmos, depois, com mais liberdade e segurança. A manutenção da austeridade durante os dois mandatos foi que nos levou a este resultado que agora a cidade celebra. Sim, porque os benefícios são para todos que aqui vivem e convivem.
Estamos orgulhosos desse importante marco alcançado pela nossa gestão. A conquista da nota A+ no CAPAG reflete o compromisso incansável da nossa equipe em promover uma administração financeira sólida e transparente. Superamos desafios, implementamos medidas corretivas e hoje colhemos os frutos desse trabalho árduo. É um sinal claro de que estamos no caminho certo para garantir o bem-estar e o desenvolvimento de Ribeirão Preto. Continuaremos empenhados em administrar os recursos públicos de forma responsável e eficiente, sempre em prol da cidade.
As variáveis para esse êxito são um bom planejamento, capacidade de gestão, foco nos indicadores e habilidade política para conciliar reconstrução com diálogo. Seja com os poderes locais, imprensa e sobretudo com a sociedade civil. Esta última percebeu que é possível avançar para uma gestão sustentável, sem onerar o contribuinte. Sem iludir com o discurso fácil do populismo que manda a conta para as gerações seguintes, porque os investimentos são feitos de forma planejada e com custos justos, conquistados por licitações transparentes.
A estabilidade desse avanço, conquistado com muito desprendimento de todo o governo, depende da vigília permanente da população para que não retrocedamos. Essa conquista não pode ser colocada em risco por decisões temerárias no futuro. Assim, a transparência das informações foi um dos pilares a sustentar essas mudanças e avanços. Investimos muito na ampliação da transparência dos atos. Por isso o fornecimento facilitado de informações claras deve permanecer de forma perene.
Até o último dia de nosso mandato, manteremos posição firme em favor da responsabilidade fiscal e da boa aplicação dos recursos públicos. Porque estes foram fatores que nos permitiram fazer os investimentos necessários para a total transformação de nossa cidade.
* Prefeito de Ribeirão Preto