O Botafogo enfrenta o Guarani neste sábado, às 17h, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em busca de sua primeira vitória na competição, o Pantera pode se aproveitar do péssimo momento do rival.
O Bugre vive sua 12ª participação na segunda divisão nacional e passa pelo pior início na competição desde a implementação do formato atual de pontos corridos, em 2006. Em três partidas, foram três derrotas.
Curiosamente, o Tricolor de Ribeirão também repetiu resultados em todos os jogos até aqui. Foram três empates, contra América-MG, Paysandu e Mirassol.
A igualdade e o equilíbrio também prevalecem na história do confronto entre ribeirão-pretanos e campineiros. Em 103 duelos, o Bota venceu 32, empatou 36 e perdeu 35.
Além disso, o histórico recente é bom, já que o Guarani não vence desde março de 2021, pelo Paulistão. Foram cinco jogos, com quatro vitórias do Tricolor no período.
Para o confronto desta tarde, o técnico Paulo Gomes terá de quebrar a cabeça para escalar o time titular. Isso porque o português perdeu os zagueiros Lucas Dias e Bernardo Schappo, além do lateral-direito Wallison, todos expulsos no fim do jogo contra o Mirassol. O atacante Jonas Toró, que se recupera de uma lesão na panturrilha, é dúvida.
No entanto, Gomes terá de volta o lateral-esquerdo Jean Victor, recuperado de um desconforto muscular. Assim, um provável 11 inicial tem: Michael; Matheus Costa, Ericson e Fábio Sanches (João Maranini); Negueba (Thassio), Matheus Barbosa, Bochecha (João Costa) e Jean Victor; Patrick Brey, Robinho e Leandro Pereira (Alex Sandro).