Devido às obras de implantação do corredor de ônibus Castelo Branco/Treze de Maio na avenida Leão XIII, no bairro Ribeirânia, Zona Leste de Ribeirão Preto, a RP Mobi precisou implantar sentido único de direção em três ruas da região, entre os bairros Jardim Iguatemi e Nova Ribeirânia.
O trabalho de alerta para esta modificação continua sendo executado pelas equipes da empresa da prefeitura de Ribeirão Preto. Na rua Otto Benz, a alteração ocorreu no trecho da Leão XIII até a rua Hilário Azolini. Agora, toda a via terá sentido único em direção ao Fórum Estadual de Justiça.
Na rua Sargento Silvio Delmar Holembach, no trecho entre a Hilário Azolini e a avenida Leão XIII, a via ficou com sentido único em direção ao Jardim Iguatemi e ao Centro. Já na rua Alfredo Benzoni, entre a Albino Gonçalves e a Arnaldo Victalitano, a mão única é em direção à rotatória da avenida Costábile Romano.
“Essa alteração diminuirá os conflitos veiculares e garantirá mais segurança para os pedestres na travessia das ruas daquela região, além de contribuir para a melhor fluidez e segurança do trânsito local da via”, informa a gerência de Projeto e Planejamento de Trânsito da RP Mobi.
Para promover esta alteração no sentido de direção da via, a RP Mobi implantou diversas placas de sentido proibido, cavaletes e também fez a adequação da pintura de solo da via, devendo os condutores respeitarem a fim de se evitar sinistros de trânsito.
Além disso, os agentes de Trânsito do município estão em monitoramento no trecho que recebeu a alteração viária para orientar os condutores sobre a modificação. Com esse novo plano de circulação na região da avenida Leão XIII, duas linhas do transporte coletivo passaram a ter o itinerário alterado, a 103 – Iguatemi e a 130 – Fórum.
O ponto de parada de ônibus que ficava no trecho alterado da rua Alfredo Benzoni foi desativado juntamente com o da Albino Gonçalves e um novo foi implantado na rua José Barillari, próximo à avenida leão XIII. Já os pontos da linha 130 – Fórum foram desativados tanto na Hilário Azolini quanto na Albino Gonçalves. Um novo também foi implantado na José Barillari.
A construtora Autem Engenharia Ltda. é responsável pelas obras deste corredor de ônibus, que começaram em maio do ano passado com previsão de conclusão em 15 meses. Receberá R$ 26.123.173,77 pelo serviço. Terá 8,4 quilômetros de extensão.
Fará parte do segundo maior eixo viário de Ribeirão Preto, com 19 quilômetros. Atenderá usuários do transporte urbano de 23 bairros. A RP Mobi orienta os condutores que redobrem a atenção e diminuam a velocidade de seus veículos a fim de se evitar sinistros de trânsito.