O Dia da Mães, uma das principais datas do varejo, foi escolhido pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) para dar início a uma campanha promocional em comemoração aos 120 anos de fundação da entidade.
O objetivo é alavancar as vendas nas principais data do calendário de 2024 e presentear os consumidores.
Serão quatro copos de vidro colecionáveis que trazem prédios históricos do Centro da Cidade – Theatro Pedro II, Catedral, Mercadão Central e Palácio do Comércio e da Indústria – retratados pelas mãos do artista plástico Renato Andrade.
A Campanha “Colecionando Histórias” começa nesta segunda (29) e se repete no Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal. Cada R$ 300,00 em compras nas lojas participantes dará direito a um copo promocional. O consumidor deve cadastrar os cupons fiscais no aplicativo da promoção e retirar o brinde na sede da Acirp.
Será liberado um copo por CPF em cada data comemorativa e os valores não são cumulativos, sendo aceitos os cupons das compras feitas a cada ciclo comercial. Para o Dia das Mães, serão válidas as compras feitas no período de 29 de abril a 12 de maio.
“A Acirp faz parte da história de Ribeirão Preto e está no nosso DNA impulsionar o desenvolvimento de Ribeirão Preto e do empresariado local. Então, neste aniversário tão simbólico de 120 anos, queremos estimular ainda mais o consumo local e presentear lojistas e clientes com algo que tem valor especial para quem vive, trabalha e consome aqui”, destaca Sandra Brandani, presidente da Associação.
Além da ação dos copos, a Acirp vai disponibilizar para os associados kits com balões personalizados nas datas da campanha e também para o Dia das Crianças e Black Friday.
“As lojas físicas competem hoje com todo Brasil nas vendas on-line. Por isso, o marketing presencial precisa ser atrativo e de destaque. Nossa intenção é que todos os empresários, sobretudo micro e pequenos empreendedores, tenham acesso a materiais publicitários de qualidade para ancorar o sucesso de seus negócios”, diz Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações institucionais da Acirp.
A entidade também disponibiliza a partir deste mês a tabela e os espaços para anúncios no Natal Luz, ação promovida pela Acirp todos os anos.
O Dia das Mães para a economia
Levantamento do Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB) da Acirp aponta que o Dia das Mães em 2024 deve impactar 7.618 empresas locais, sendo 59,3% microempresas.
Os negócios pertencem aos ramos de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; cosméticos, perfumaria e higiene pessoal; plantas e flores naturais; restaurantes e similares.
No mercado de trabalho, o IEMB-Acirp estima que estes setores devam gerar 1.282 vagas de emprego entre os meses de abril e maio, um crescimento de 2,64% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os cálculos do IEMB-Acirp forame feitos com base nos dados do Caged, aplicando a modelação por VAR Bayesiano, técnica econométrica usada em séries de dados com tendência.
“Temos que ver esse movimento como positivo após a pandemia, quando os números se mantiveram negativos por muito tempo. As ações de marketing, com experiência e brindes, estimulam a economia e são de suma importância, contribuindo para uma melhora progressiva”, avalia Lucas Ribeiro, analista do IEMB Acirp.
Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) estima que 53% das transações no Dia das Mães em Ribeirão este ano sejam feitas na modalidade à vista. Outros 47%, no cartão de crédito ou débito, com número médio de quatro parcelas. O tíquete médio deve girar em torno de R$150,00.