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Feira deve render R$ 621 mi à região  

Os cerca de 200 mil visitantes devem injetar R$ 621 milhões na região (JF Pimenta/Arquivo)

A 29ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2024), que será realizada entre os dias 29 de abril e 3 de maio, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, no quilômetro 321 da Rodovia Antônio Duarte Nogueira (SP-322), o Anel Viário Sul, em Ribeirão Preto, deve injetar na economia local e cidades vizinhas cerca de R$ 621 milhões.

O valor contempla os gastos dos visitantes em transporte, hospedagem, bares e restaurantes, compras em comércios locais, visitas a parentes e amigos, atividades culturais e passeios turísticos. A estimativa é receber no evento ao menos cerca de 200 mil pessoas. No ano passado, 88,75% do público da feira eram visitantes de fora de Ribeirão Preto, principalmente de outras cidades do estado de São Paulo, com gasto médio per capita de R$ 3.000.

A estimativa é receber no evento ao menos cerca de 200 mil pessoas. No ano passado, 88,75% do público da feira eram visitantes de fora de Ribeirão Preto, principalmente de outras cidades do estado de São Paulo, com gasto médio per capita de R$ 3.000.

Segundo a prefeitura, a rede hoteleira está lotada. No ano passado, a injeção de recursos na região chegou a R$ 520 milhões, segundo dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Para 2024, a expectativa é que a média de visitantes de outras cidades e de gastos ao menos se mantenha.

Uma parcela considerável do público aproveita atrações como gastronomia (45,34%), bares e vida noturna (18,63%). Visita a Agrishow durante dois dias e também se hospeda em Ribeirão Preto e cidades próximas, movimentando a economia de toda a região.

Em 2023, segundo o CIET, o gasto total médio por pessoa, no período da Agrishow, foi de R$ 2.901. Ainda 41,7% hospedaram-se em hotéis, 33,4% optaram pelo “bate e volta”, 12,2% alugaram imóveis por plataformas/aplicativos de hospedagem, 6,3% ficaram em casas de amigos ou parentes, e 4,9% optaram hostels ou albergues.

O varejo de Ribeirão Preto espera crescimento de 8% a 10% nas vendas durante a feira. Levantamento do Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares do Nordeste Paulista (Sehorb) projeta alta média, entre 25% e 30%, no público que visitará os estabelecimentos do setor durante a Agrishow.

“Na Agrishow 2023, o crescimento médio de público em restaurantes, bares e similares, em Ribeirão Preto, foi de 26%. Ano passado o evento recebeu 195 mil pessoas. Vale lembrar que o Ribeirão Rodeo também ajuda a impulsionar o movimento”, analisa Izildo Souza, diretor do Sehorb.

Ainda de acordo com a entidade, que representa oficialmente o setor de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, a rede hoteleira de Ribeirão terá 100% de ocupação nos dias de Agrishow. Nas cidades do entorno, a taxa de ocupação hoteleira tende a ficar entre 90% e 100%, diminuindo conforme a distância em relação ao evento.

 

 

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