A Unidade Móvel da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP) estará em Ribeirão Preto entre os dias 29 de abril e 3 de maio – exceto no ferido de Primeiro de Maio, Dia Mundial do Trabalho –, de segunda a sexta-feira da semana que vem, das dez às 17 horas, na sede da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), a OAB de Ribeirão Preto.
Fica na rua Cavalheiro Torquato Rizzi nº 215, Jardim São Luiz, Zona Sul. A van da AASP trará para alguns de seus mais importantes serviços. Entre eles, a emissão do certificado digital de forma totalmente gratuita para as associadas e associados. O kit vem completo (token certificado), com validade de três anos.
Esta ferramenta, indispensável ao exercício da advocacia, é totalmente subsidiada pela AASP. Além disso, a Unidade Móvel disponibiliza a digitalização dos processos de advogadas e advogados que ainda estão em formato físico e paralisados nos tribunais.
A iniciativa visa acelerar o andamento processual, beneficiando a advocacia, os jurisdicionados e a sociedade. Atualmente, a AASP atingiu a marca de três milhões de páginas digitalizadas, o que mostra o esforço da entidade para apoiar a advocacia brasileira.
Por meio da digitalização de processos, também preserva o meio ambiente – a cada dez mil folhas de papel A4 economizadas, uma árvore é poupada. Nas unidades físicas e móveis da AASP, advogadas e advogados podem digitalizar seus processos, em primeira e segunda instância, que tramitam de forma física, tanto na esfera estadual como na federal.
A Unidade Móvel da AASP já percorreu mais de 150 cidades da grande São Paulo e interior paulista no último ano, e em 2024 estará presente também em municípios dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. É a maior associação de advogados da América Latina, contando com aproximadamente de 70 mil inscritos.
“Ao longo de oito décadas de atuação, priorizamos ações como esta, que possam contribuir para a celeridade dos processos, beneficiando não apenas os profissionais do Direito, mas também o jurisdicionado e a sociedade brasileira em geral”, destaca André Almeida Garcia, presidente da AASP.
O serviço de digitalização oferecido pela AASP é completo, pois os documentos são separados em pastas, nos moldes exigidos pelos tribunais. Trata-se da chamada indexação, que facilita a identificação das peças processuais.
Os profissionais da AASP que estarão no local organizarão cada processo em um mesmo arquivo. O serviço é estendido aos profissionais do Direito de todo o Brasil. Para mais informações, sobre a certificação digital basta acessar o site no site www.aasp.org.br.
A OAB de Ribeirão Preto tem 92 anos – foi fundada EM 1932 – e é presidida por Alexandre Meneghin Nuti. A 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil tem cerca de 9.500 associados na cidade-sede e em Jardinópolis, Serrana, Cravinhos, São Simão e Santa Rosa de Viterbo.