Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Temperatura pode subir 4ºC na região

Essa nova onda deve esquentar a moleira dos ribeirão-pretanos até 2 de maio (Reprodução)

Após dias de temperaturas amenas, um episódio de calor intenso deve finalizar o mês de abril em uma parte do país, incluindo a região de Ribeirão Preto, onde os termômetros devem marcar entre 3ºC e 4 graus Celsius acima da média para o outono. Essa nova onda deve esquentar a moleira dos ribeirão-pretanos até 2 de maio.

O tempo quente tem origem na atmosfera seca após a passagem de uma massa de ar frio e de alta pressão atmosférica em parte do Brasil na semana passada. A previsão da empresa MetSul Metereologia é de que as temperaturas fiquem acima da média para esta época do ano nos próximos dias.

No último sábado, 20 de abril, temperaturas registradas em estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já indicaram o início da nova onda de calor. Em Bebedouro, na macrorregião de Ribeirão Preto, ficou acima dos 32º.

As previsões meteorológicas indicam uma escalada da temperatura no decorrer da semana no Centro-Sul do Brasil, com as maiores temperaturas previstas entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste. De acordo com a Metsul, em cidades do Centro-Oeste e do interior de São Paulo, e mais isoladamente em Minas Gerais, as máximas no decorrer desta semana ficarão ao redor de 35ºC.

Alguns pontos pode atingir de 37ºC a 39ºC. A umidade relativa do ar também preocupa. Em Ribeirão Preto, segundo a Climatempo, não há previsão de chuva para a cidade nos próximos doze dias. Só deve cair água – e pouca – em 4 de maio, com volume estimado em milímetro. Ou seja, pancada isolada.

Entre esta terça-feira (23) e domingo (28), a temperatura máxima na cidade deve oscilar entre 32ºC e 34 graus. A mínima vai variar de 16ºC a 19ºC no final das madrugadas e início das manhãs. Em março, choveu cerca de 150 mm. Para abril a previsão era de 72 milímetros, mas choveu 123 mm, sendo que 100 milímetros apenas na última quarta-feira (17).

Nos dias 1º e 14 de março, a cidade registrou a temperatura mais alta do ano até agora. Chegou a 36º entre 14 e 17 horas, com média de 35ºC durante toda a tarde. A sensação térmica foi ainda mais elevada, na casa dos 40ºC. O quadro pode mudar de um dia para outro – os dados são alterados conforme as informações de satélites.

A umidade relativa do ar deve cair gradualmente. A média deve ser de 35%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.

Nesta segunda-feira (22) os termômetros marcaram entre 15ºC e 31ºC. Para esta terça-feira (23), a previsão indica temperatura variando entre 16ºC e 32ºC.
Na quarta-feira (24), deve ficar entre 16ºC e 33ºC. Na quinta-feira (25), a mínima será de 17ºC e a máxima, de 34ºC.

Na sexta-feira (26), os termômetros devem marcar entre 18ºC e 34 graus. No sábado, dia 27, a temperatura mínima prevista é de 19ºC e a máxima, de 34ºC. No domingo (28), os termômetros devem marcar entre 19 graus e 34 graus Celsius, de acordo com a Climatempo.

No início da primavera, no ano passado, os termômetros de rua chegaram a marcar 45ºC. Os dias mais quentes foram 26 de setembro e 14 de novembro, quando a temperatura subiu para 41 graus. A sensação térmica chegou a 43ºC, segundo os institutos de meteorologia .

 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Quatro bairros podem ficar sem água neste sábado (12)

Redação 2

Dois homens são presos por envolvimento com desmanche de veículo roubado

William Teodoro

Servidores votam proposta de greve

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com