As obras de restauração, revitalização e de construção de corredor de ônibus na centenária avenida Nove de Julho, cartão postal da cidade, foram retomadas nesta segunda-feira, 22 de abril, no trecho entre as ruas Cerqueira César e São José. Os trabalhos vão durar um ano, segundo o cronograma anunciado pela Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda., com aval da prefeitura de Ribeirão Preto
A ordem de serviço foi assinada no dia 9 pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Esta primeira etapa deve terminar até dezembro deste ano. O cronograma para este ano prevê sete etapas, a maioria com prazo de duração de um mês. Apenas a última fase deve ter cerca de 40 dias, segundo dados apurados pelo Tribuna.
As obras na avenida devem durar sete meses e dez dias. Além disso, paralelamente, durante um ano, a construtora realizará, também em sete etapas, os trabalhos de instalação da macrodrenagem ao longo das ruas São José – começa em 20 de maio e vai até 15 de março de 2025 – e Comandante Marcondes Salgado – de 15 de junho até 20 de abril do ano que vem –, da Nove de Julho até a avenida Doutor Francisco Junqueira.
O plano inicial previa a entrega da em 19 de junho, no aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto. A prefeitura de Ribeirão Preto homologou a licitação em 26 de março. A empresa Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda. venceu o certame ao apresentar proposta no valor global de R$ 32.411.776,19. A economia foi de 5,63% em relação ao custo estimado inicialmente, de R$ R$ 34.344.037,88, desconto de R$ 1.932.261,69.
Porém, o acréscimo chega a R$ 1.279.674,42, aumento de 4,11% em relação aos R$ 31.132.101,77 propostos pela Construtora Metropolitana, do Rio de Janeiro, que venceu o certame anterior, mas teve o contrato rescindido pelo governo Duarte Nogueira em 12 de dezembro.
Com a nova licitação, o prazo para execução da obra de revitalização e implantação do corredor de ônibus será de doze meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
A primeira etapa, que começou nesta segunda-feira, vai até 22 de maio e abrange o trecho entre as ruas São José e Cerqueira César – nesta via apenas do lado do Jardim Sumaré –, sem fechamento dos cruzamentos.
Depois, sucessivamente, será a vez dos trechos entre a avenida Independência e rua Marechal Deodoro (22 de maio a 22 de junho), da Marechal Deodoro até Sete Setembro (22 de junho a 22 de julho) e da Sete de Setembro até a Garibaldi (22 de julho até 22 de agosto).
Depois seguirá da Cerqueira César até a Barão do Amazonas (22 de agosto a 22 de setembro), da Barão do Amazonas até pouco depois da Visconde de Inhaúma (22 de setembro a 22 de outubro) e da Visconde de Inhaúma até pouco depois da Tibiriçá, quase na Amador Bueno (22 de outubro a 1º de dezembro).
O Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade, movimento que reúne 23 entidades empresariais e setoriais e mais de 80 empresários e moradores impactados pelas obras e tem à frente Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), elaborou novas sugestões e manteve alguns pedidos que já haviam sido feitos em fevereiro ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
Entre os temas, defende que o trabalho nas obras, em dias estratégicos para as datas sazonais do calendário varejista, sejam interrompidos ou flexibilizados (leia quadro nesta página).
Outro pedido feito pelo Comitê de Acompanhamento sugere que cruzamentos da avenida Nove de Julho com as ruas Comandante ruas Marcondes Salgado e São José permaneçam liberados pelo tempo que for possível, realizando os bloqueios apenas quando necessário. “Esse fluxo liberado tem ajudado muito os comerciantes da avenida”, diz.
As obras começaram no dia 21 de julho do ano passado. O primeiro trecho já deveria ter sido entregue, em 22 de setembro, e hoje 40% dos trabalhos deveriam estar concluídos. Porém, apenas 8% foi realizado pela Construtora Metropolitana, que venceu o certame por R$ 31.132.101,77. Por conta do atraso, a prefeitura rescindiu unilateralmente o contrato, em 12 de dezembro do ano passado, após notificar a empresa cinco vezes.
A empresa do Rio de Janeiro chegou a ser multada em 10% sobre o valor remanescente do contrato – R$ 2.861.442,58, equivalente a10% do valor remanescente de R$ 28.614.425,83 – e foi proibida de contratar com o município de Ribeirão Preto, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) suspendeu as penalidades.
Cronograma da Nove de Julho
– De 22 de abril a 22 de maio
Entre as ruas São José e Cerqueira César
– De 22 de maio a 22 de junho
– da avenida Independência até a rua Marechal Deodoro
– De 22 de junho a 22 de julho
Entre as ruas Marechal Deodoro e Sete Setembro
– De 22 de julho a 22 de agosto
Entre as ruas Sete de Setembro e Garibaldi
– De 22 de agosto a 22 de setembro
Entre as ruas Cerqueira César e Barão do Amazonas
– De 22 de setembro a 22 de outubro
Entre as ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma
– De 22 de outubro a 1º de dezembro
Entre as ruas Visconde de Inhaúma e Tibiriçá (quase na Amador Bueno)
Sugestões para datas sazonais
• Dia das Mães (domingo, 12/5): interrupção no sábado (4/5), o dia todo; na sexta-feira (10/5), após às 12h; e no sábado (11/5), o dia todo.
• Dia dos Namorados (quarta-feira, 12/6): interrupção no sábado (8/6), o dia todo; e na quarta-feira (12/6), o dia todo.
• Dia dos Pais (domingo, 11/8): interrupção na sexta (9/8), a partir das 12h; e no sábado (10/8), o dia todo.
• Dia das Crianças (sábado, 12/10): interrupção no sábado (5/10), o dia todo; na sexta (11/10), a partir das 12h; no sábado (12/10), o dia todo.
• Black Friday (sexta-feira, 29/11): interrupção na própria sexta-feira (29/11), o dia todo.
• Natal (terça, 24/12, sendo que o início do horário especial estendido será em 2/12): interrupção total das obras de 2/12 (segunda-feira) a 24/12 (terça-feira). *Durante esse período de horário especial de funcionamento do comércio, prolongado até às 22h, liberar o estacionamento de veículos (fora dos horários de pico), na Av. Dom Pedro I e em outros corredores comerciais que tenham regras semelhantes.