Por: Hugo Luque
O Botafogo estreou na Série B do Campeonato Brasileiro com um empate por 1 a 1, na noite de sexta-feira, contra o América-MG. Diante de 4.082 torcedores que foram ao estádio Santa Cruz após mais de um mês sem jogos oficiais, o Pantera criou pouco e saiu atrás, mas empatou no apagar das luzes.
A partida marcou a estreia do meia Gustavo Bochecha, única contratação para a competição. Titular, o atleta pouco mostrou.
O começo de jogo foi morno, com mais posse para os mineiros. A primeira chance, contudo, foi do Pantera, aos 11 minutos. Patrick Brey se livrou da marcação e bateu forte, de fora da área, à esquerda do gol.
Depois disso, o Tricolor passou a pressionar ainda mais. Todavia, a chance seguinte foi do América, 20 minutos mais tarde.
Jacaré recebeu lançamento pela direita do campo de ataque, venceu a defesa na velocidade e saiu cara a cara com Michael. O goleiro botafoguense saiu bem, desarmou o rival e evitou o primeiro gol.
A última tentativa do primeiro tempo veio em batida de falta distante do argentino Benítez. A bola quicou e parou nas mãos de Michael.
A segunda etapa começou ainda mais fria do que a primeira. A primeira grande chance veio apenas aos 16 minutos.
Contudo, foi quando o zero saiu do placar. Juninho arrancou pela direita e fez cruzamento sob medida para Renato Marques, que antecipou Michael e tocou de cabeça para fazer o tento do Coelho.
Na metade do segundo tempo, Alex Sandro passou em velocidade por trás da zaga americana e recebeu livre, pela direita. O jogador entrou na grande área e finalizou na diagonal, mas a bola saiu rente à trave direita do rival.
Aquela foi a melhor chance do Pantera até então. Aos 35 minutos, Emerson Negueba avançou pela direita e cruzou, na segunda trave, para Alex Sandro. O atacante deu um peixinho e a bola explodiu no travessão.
Aos 46 minutos, Douglas Baggio, que havia entrado no decorrer do embate, cobrou escanteio sob medida para Bernardo Schappo, que cabeceou para o fundo do gol e igualou o placar.
Ainda deu tempo de o volume no Santa Cruz subir e o Tricolor pressionar, mas sem sucesso.
O Botafogo volta a campo pela segunda rodada da Série B, dia 29, segunda-feira, às 19h. Em Belém, o time enfrenta o Paysandu.