Levantamento do Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares do Nordeste Paulista (Sehorb) projeta alta média, entre 25% e 30%, no público que visitará os estabelecimentos do setor durante a 29ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), evento que ocorre de 29 de abril a 3 de maio, em espaço às margens da Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (Anel Viário Sul – SP-322), em Ribeirão Preto.
“Na Agrishow 2023, o crescimento médio de público em restaurantes, bares e similares, em Ribeirão Preto, foi de 26%. Ano passado o evento recebeu 195 mil pessoas. Agora, em 2024, considerando a expectativa dos organizadores que é de receber 200 mil pessoas, ou seja, cinco mil a mais do que na última edição (além de 800 novas marcas participantes), o cenário torna-se ainda mais favorável. Vale lembrar que o Ribeirão Rodeo também ajuda a impulsionar o movimento”, analisa Izildo Souza, diretor do Sehorb.
Ainda de acordo com a entidade, que representa oficialmente o setor de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, a rede hoteleira de Ribeirão terá 100% de ocupação nos dias de Agrishow, embora o movimento já tenha aumentado, mesmo em abril, nas semanas de montagem e preparo para a feira. Nas cidades do entorno, a taxa de ocupação hoteleira tende a ficar entre 90% e 100%, diminuindo conforme a distância em relação ao evento.
A feira deve injetar na economia local e cidades vizinhas cerca de R$ 621 milhões. O valor contempla os gastos dos visitantes em transporte, hospedagem, bares e restaurantes, compras em comércios locais, visitas a parentes e amigos, atividades culturais e passeios turísticos.
A estimativa é receber no evento ao menos cerca de 200 mil pessoas. No ano passado, 88,75% do público da feira eram visitantes de fora de Ribeirão Preto, principalmente de outras cidades do estado de São Paulo, com gasto médio per capita de R$ 3.000.
Segundo a prefeitura, a rede hoteleira está praticamente lotada. No ano passado, a injeção de recursos na região chegou a R$ 520 milhões, segundo dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Para 2024, a expectativa é que a média de visitantes de outras cidades e de gastos ao menos se mantenha.
Uma parcela considerável do público aproveita atrações como gastronomia (45,34%), bares e vida noturna (18,63%), visita a Agrishow durante dois dias e também se hospeda em cidades próximas, movimentando a economia de toda a região.
Em 2023, segundo o CIET, o gasto total médio por pessoa, no período da Agrishow, foi de R$ 2.901. Ainda 41,7% hospedaram-se em hotéis, 33,4% optaram pelo “bate e volta”, 12,2% alugaram imóveis por plataformas/aplicativos de hospedagem, 6,3% ficaram em casas de amigos ou parentes, e 4,9% optaram hostels ou albergues.
O varejo de Ribeirão Preto espera crescimento de 8% a 10% nas vendas durante a Agrishow. A previsão está um pouco abaixo à do ano passado, quando a expectativa dos lojistas, nessa mesma época do ano, era de alta entre 9% e 11%.
O levantamento é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). Em abril do ano passado, as vendas cresceram 5% na cidade. Em maio, a alta foi de 6,2%, puxada pelo Dia das Mães.
A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Abimaq, Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB). É organizada pela Informa Markets.