Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Governo de SP é condenado a indenizar PM que perdeu audição

Instrutores de curso de tiro teriam obrigado policiais militares e não utilizar proteção auricular no início das atividades

PM teria sido obrigado a disparar em curso de tiro sem protetor auricular (Foto: TJSP/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

O Governo do Estado de São Paulo foi condenado a indenizar o Cabo da PM na região de Ribeirão Preto, Danilo Batista Barbosa Vieira, em R$ 50 mil, por ter perdido parte da audição durante um curso de tiro. A condenação ocorreu no dia 01 de abril, mas só foi divulgada nesta quinta-feira (18), pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

De acordo com o Tribunal, em 2016 foi realizado um curso de tiros onde os instrutores teriam obrigado os participantes a fazer os primeiros disparos sem protetor auricular. Um vídeo anexado ao processo comprovou a prática.

O então soldado Vieira teria sentido dores e zumbido frequente no ouvido, logo nos primeiros disparos. Um laudo apontou que ele perdeu cerca de 25% da audição no ouvido direito, com comprometimento permanente.

A ação foi julgada pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, que condenou o Governo à indenização. O Estado recorreu e a 3ª Câmara de Direito Público do TJSP manteve a condenação.

A juíza Luísa Helena Carvalho Pita justificou sua decisão. “Ao contrário do que sustenta a Fazenda Pública do Estado, há prova da conduta irregular adotada pelos instrutores do curso de tiro, tanto é verdade, que foram submetidos a sindicância e processo administrativo disciplinar. No que concerne ao nexo de causalidade, o relatório médico que instruiu a sindicância, assim como o laudo pericial, indicam a perda auditiva permanente, decorrente de trauma acústico. Nessa ordem de ideias, não é possível excluir a relação de causa e efeito entre a prática de tiro sem protetor auricular e as lesões suportadas.”

Postagens relacionadas

Transporte intermunicipal – Gratuidade para PcD passa na Alesp

William Teodoro

Estudante de Sertãozinho ganha indenização de deputado Douglas Garcia

Redação

Karatecas de RP vão disputar seletiva nacional

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com