O município de Ribeirão Preto está, desde o início de 2024, mantendo o saldo positivo na abertura de empresas. Foram 555 unidades abertas contra 329 fechadas, o que resulta no saldo de 226 novas empresas na cidade. Os números foram compilados pela Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, por meio de dados do Ministério da Fazenda.
Ao todo, Ribeirão Preto soma 61.683 empresas e no mês analisado o setor de maior destaque continua sendo o de serviços, assim como nos meses anteriores, com 71,29% dos registros, seguido do comércio, com 15,84%, e construção civil, com 6,19%.
O estudo também levantou o número de CNAES (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e a maior parte das empresas abertas foram de “Atividade Médica Restrita a Consultas” com 23 registros, “Serviços Combinados De Escritório e Apoio Administrativo”, com 22 registros, e “Promoção de Vendas”, com 16.
Considerando o porte, as microempresas são a grande maioria, em março, com 69,5% das unidades abertas.
A cidade é a primeira do ranking dos municípios brasileiros com 500 mil a 1 milhão de habitantes, a frente de São José dos Campos, Guarulhos e São Bernardo do Campo.