Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Empresas querem Tratado sobre Plásticos 

  O objetivo é impulsionar uma mudança global na utilização dos plásticos para que eles não se tornem resíduos e nem poluição (Alfredo Risk)

A Coalizão Empresarial por um Tratado Global para os Plásticos, formada por mais de 200 empresas e instituições financeiras de todo o mundo está pedindo aos governos que formalizem, ainda este ano, um tratado global contra a poluição por plástico com regras e medidas obrigatórias.  

O objetivo é impulsionar uma mudança global na utilização dos plásticos para que eles não se tornem resíduos e nem poluição. A motivação é a necessidade de regulamentos alinhados entre os países sobre redução, circulação e prevenção da poluição plástica para facilitar uma transição da indústria que seja eficaz e ocorra em larga escala.  

Desde dezembro de 2022, as nações vêm discutindo e desenvolvendo um Tratado Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a poluição por plásticos, A entidade considera a mudança um desafio ambiental mundial cada vez mais urgente.  

De acordo com especialistas, se nada for feito, a quantidade de plástico entrando na economia até 2040 vai dobrar. Já o volume de plásticos indo para os oceanos vai triplicar e os estoques de plástico nos oceanos irão quadruplicar.  

Eles argumentam que, embora existam iniciativas voluntárias na indústria para acabar com a poluição plástica, o problema está longe de ser resolvido. Algumas estratégias importantes para evitar os resíduos plásticos, como ampliar os sistemas de reutilização, ainda encontram barreiras para se tornarem realidade. Para superá-las, são necessários mecanismos e legislações de apoio que facilitem a sua implementação. 

A Coalizão Empresarial entende que o fim da poluição por plástico deve vir a partir de uma visão abrangente de economia circular para o setor. Essa visão consiste em: eliminar os itens plásticos que são problemáticos ou desnecessários, inovar para garantir que todos os plásticos necessários sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis e manter em circulação todos os plásticos que entram na economia.  

Para o grupo, esta é a chance de os governos desenvolverem um tratado ambicioso e eficaz, que fornecerá as condições necessárias para viabilizar investimentos em infraestrutura, inovação e habilidades para transacionar a essa nova economia dos plásticos. 

Estado abre chamamento para Conselho Climático 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) publicou o edital de chamamento de representantes de organizações da sociedade civil de todo o estado para comporem o Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (CEMC).  

De caráter consultivo e composição tripartite, com representantes do governo, dos municípios e da sociedade, o CEMC tem como principais atribuições acompanhar e expedir recomendações sobre a implementação das medidas previstas na Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) e fomentar, junto à sociedade civil, a discussão sobre o tema, a necessidade de conservação da diversidade biológica e o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

O Conselho será formado por dezoito membros titulares e respectivos suplentes, sendo seis representantes de órgãos e entidades governamentais, seis representantes de municípios e seis da sociedade civil sendo dois representantes de uma organização socioambiental com atuação na área de mudanças climáticas, dois de universidades públicas paulistas e dois da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). As funções de Conselheiro não são remuneradas, dado o relevante interesse público. 

O Edital permanecerá aberto por 30 dias. O Conselho é previsto no artigo 29 da Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC (Lei Estadual nº 13.798, de 9 de novembro de 2009), regulamentada pelo Decreto nº 68.308, de 16 de janeiro de 2024. 

 

Postagens relacionadas

Kombi de reciclados atropela idosa no Cândido Portinari

Redação

Larga Brasa

William Teodoro

RP abre 500 novas vagas para castração gratuita de cães e gatos

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com