Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Rede Dia se despede de Ribeirão Preto 

Decisão para o fechamento das lojas foi divulgado no último dia 14 de março devido aos persistentes resultados negativos (Alfredo Risk)

O grupo espanhol de supermercados Dia anunciou no mês passado o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil. A medida se trata de um processo de reestruturação da empresa.  

A rede de supermercados informou que irá concentrar suas atividades na região de São Paulo, onde continuará operando 244 lojas, por motivos de logística e redução de custos. 

As lojas que serão fechadas são consideradas de baixo desempenho e nova meta é fortalecer as que dão maior lucro. 

A entidade, Distribuidora Internacional de Alimentos, informou que a decisão está inserida em um plano de ajuste de lojas no país, para buscar a estabilidade da estrutura do grupo no Brasil, após persistentes resultados negativos. 

“Essas medidas possibilitarão destinar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o Grupo na Espanha e na Argentina, onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade”, disse a empresa, em nota. 

Em agosto do ano passado, a entidade também anunciou a sua saída de Portugal, onde vendeu os seus quase 500 supermercados para se concentrar nos seus principais mercados. 

Em fevereiro, a rede de supermercados reduziu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, ante prejuízo de 124 milhões de euros registrado em 2022. 

Aqui em Ribeirão Preto nove lojas serão fechadas: Av. Saudade, 1227 – Campos Elíseos; R. Visconde de Inhaúma, 651 – Centro; Av. Alceu Paiva Arantes, 130 – Planalto Verde; Av. Paranapanema, 715 – Sumarezinho; R. São Sebastião, 510 – Centro; R. Martinico Prado, 957 – Vila Tibério; Av. Francisco Junqueira, 85 – Centro; Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 39 – Jardim Botânico; Av. José Luiz Cristófani, 480 – Jardim Nova Aliança Sul. 

Abras projeta crescimento de 2,5% em 2024 

As vendas dos supermercados registraram crescimento de 3,09% em 2023 na comparação com o ano anterior, segundo levantamento Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgado em janeiro de 2024. Em dezembro do ano passado, o setor teve alta de 10,73% em comparação com o mesmo mês de 2022.   

O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, avalia que o cenário econômico ao longo do ano foi favorável à expansão do consumo. “A menor inflação dos preços dos alimentos para consumo no domicílio na comparação com o consumo fora do lar foi um fator essencial para o crescimento do consumo das famílias ao longo do ano”, enfatizou. Entre outros fatores positivos, o executivo destacou a queda no desemprego e os programas sociais. 

Para o ano de 2024, a projeção da Abras é de crescimento de 2,5%. Segundo Milan, o controle da inflação está permitindo a recomposição do poder de compra dos consumidores, enquanto o reajuste do salário mínimo acima da inflação oficial também deve ajudar a impulsionar as compras nos próximos meses. 

“O cenário macroeconômico sinaliza para um crescimento gradual do consumo ao longo do ano acompanhando as sazonalidades, o comportamento das principais safras, os fatores climáticos como excesso de chuva, secas e ondas de calor e a demanda internacional de alimentos”, afirma o vice-presidente da associação. 

Savegnago entre os 15 maiores do País 

O Grupo Savegnago está entre os 15 maiores supermercados e atacarejos do Brasil, de acordo com o Ranking Abras 2024, a Associação Brasileira de Supermercados. O anúncio das 30 principais empresas aconteceu durante o Smart Market, na última segunda-feira, 8 de abril, em São Paulo. A rede Savegnago Supermercados conquistou o 15º lugar, subindo uma posição em relação ao ano anterior, com faturamento de mais de R$ 6 bilhões.  

A ascensão de uma posição em relação ao ano anterior é atribuída ao planejamento estratégico de expansão, destacado pelo presidente-executivo, Chalim Savegnago.  

A rede, sediada em Sertãozinho, conta com 62 lojas Savegnago, quatro unidades do Paulistão Atacadista e postos de combustível, distribuídos em 20 municípios.  

O plano de expansão até 2026 prevê alcançar 65 lojas Savegnago e 14 unidades do Paulistão, ampliando sua presença para 22 cidades do interior de São Paulo, atendendo aproximadamente 6,7 milhões de habitantes. 

 

 

Postagens relacionadas

VaiCorrendo completa 10 anos de história no mundo das corridas 

Redação 2

Operação da Guarda prende homem com drogas na Vila Albertina

Redação 1

Justiça impõe apoio à criança com TEA 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com