A praça Rômulo Morandi, nos Campos Elíseos, na Zona Norte de Ribeirão Preto, vai virar sala de cinema a partir de 30 março, último sábado do mês, graças a um projeto cultural de iniciativa popular proposto e idealizado pelo músico e também morador do bairro, o saxofonista Jorge Nascimento, em parceria com o cinéfilo Pierri Gatti.
Na primeira edição do projeto “Cinema na Praça Rômulo” será exibido o filme “Dois Filhos de Francisco”, de Breno Silveira, a partir das 19h30 do dia 30 – conta a história do surgimento da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. A proposta é levar obras cinematográficas para o público em geral e inovar esta experiência coletiva realizando exibições ao ar livre de forma gratuita e aberta ao público. Contará com o aparato técnico de uma tela de oito por seis metros e estrutura de som compatível a ambientes abertos.
O evento acontecerá sempre no último sábado de cada mês, com duração até dezembro de 2019. Ao todo serão exibidos dez longas-metragens nacionais e internacionais, filmes que fizeram parte do imaginário coletivo com o objetivo de encantar e reaproximar o público amante da sétima arte.
A proposta inicial é poder relembrar, e porque não dizer, resgatar os áureos tempos culturais da década de 2000, período ao qual foi bastante significativo para a cidade, sendo reconhecida nacionalmente como “Capital Brasileira da Cultura” em 2010. Segundo seu produtor, além das exibições, o espaço contará com a presença de um “pipoqueiro vendendo as tradicionais pipocas a preços populares de R$ 1 cada”, com o intuito de reproduzir ao máximo o ambiente da arte cinemática.
O músico também reafirma que “a ideia é promover a articulação entre as organizações da sociedade civil, equipamentos públicos e privados, lideranças comunitárias e moradores, para a apropriação do espaço público propiciando a convivência, o fortalecimento de vínculos e o pertencimento territorial”, explica Nascimento. A programação será desenvolvida de forma colaborativa pelos seus idealizadores objetivando, sobretudo, apresentar filmes independentes que promovam debates e reflexões sobres os temas expostos.