A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que, no último sábado, 16 de março, agentes de segurança flagraram uma visitante tentando entrar com drogas no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal, na região de Ribeirão Peto. A mulher escondeu 10,52 gramas de maconha na etiqueta da camiseta. Uma equipe da Polícia Militar (PM) foi acionada e encaminhou a suspeita para a delegacia, para o registro de um boletim de ocorrência.
A unidade também instaurou Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade do preso que receberia o entorpecente. A SAP informa que pessoas flagradas tentando entrar com objetos ilícitos em presídios são automaticamente suspensas do rol de visitas. Na Penitenciária de Ribeirão Preto, uma mulher foi flagrada com uma porção de maconha escondida na vagina, durante procedimento de revista pelo escâner corporal, no domingo (17), por volta das 11h30.
Ela assumiu a irregularidade e, levada até uma sala reservada, concordou em retirar espontaneamente de sua genitália a droga, embalada em um plástico preto. A visitante foi levada à delegacia para registro de um boletim de ocorrência. Em todos os casos, as unidades também instauraram Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam as drogas ou materiais apreendidos. A visitante também foi suspensa.