Para se manter na vanguarda do mercado, a Samsung está sempre experimentando com novas tecnologias e modelos de smartphones, e uma nova patente revelada pela companhia pode indicar que ela tem planos ainda mais ambiciosos para suas telas flexíveis do que criar smartphones que podem ser desdobrados para ficar do tamanho de um tablet.
De acordo com uma patente arquivada pela empresa ano passado na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a Samsung pode estar desenvolvendo um “smartphone de pulso”, aparelho que utilizaria a tecnologia de tela flexível da companhia para criar smartphones de formatos alongados que poderiam ser usados como uma pulseira, desempenhando ao mesmo tempo as funções de smartphone e smartwatch.
A patente revela ainda alguns dos possíveis elementos de design, como uma trava que impediria o aparelho de se dobrar sozinho enquanto ele está sendo usado na posição “ereta”, e pequenos ímãs que se atraem constantemente quando o aparelho está sendo usado no pulso, evitando assim que ele se desenrole sozinho quando o usuário estiver distraído.
É possível notar também uma entrada em uma das pontas do dispositivo (supostamente para o carregador da bateria) e, de acordo com o LetsGoDigital, a parte traseira seria feita de uma liga flexível de plástico e aço inoxidável, montada por minúsculos anéis que garantiriam a flexibilidade.
Ainda que seja um conceito interessante, é bom lembrar que não há nenhum rumor na indústria ou confirmação de que a Samsung esteja mesmo trabalhando em um aparelho destes, e muitas vezes patentes são arquivadas pelas empresas apenas para experimentos ou estudos teóricos e não se tornam um produto real.
Mesmo assim, vale lembrar que outras empresas já deram sinais de que estão interessadas no desenvolvimento de dispositivos parecidos, como a Lenovo e a TCL, então há uma chance real de que em algum momento do futuro a Samsung nos apresente pelo menos um protótipo de um smartphone de pulso. Vale lembrar que no MWC, evento que aconteceu no mês passado, conhecemos o Nubia Alpha, aparelho que é justamente um híbrido entre smartphone e smartwatch cujo display é enrolável para ser usado como uma pulseira — exatamente como a patente da Samsung indica que o aparelho da sul-coreana será, caso ele venha a ser lançado mesmo.
Fonte: BGR