A contabilidade, de forma geral, visa controlar o patrimônio de uma entidade. Suas demonstrações clássicas, como o balanço patrimonial e da demonstração do resultado evidenciam uma série de informações qualitativas e quantitativas significativas, tanto para profissionais da área como também para os gestores. Mas estes não são os únicos relatórios.
Uma empresa, seja ela de qual tamanho for, poderá usufruir de uma série de informações fornecidas pela contabilidade para tomadas de decisão. Não apenas investidores ou credores, que são usuários externos ao negócio, podem usar os relatórios financeiros e contábeis fornecidos; mas diretores, gerentes e demais gestores de uma organização também, contando com a vantagem de poderem elaborar ou solicitar relatórios que não visem propósitos gerais apenas, mas sim que atendam à necessidade do negócio, visando atingir objetivos mais específicos.
Projeções de gastos e de faturamentos, comparativos de valores com períodos anteriores, indicadores de desempenho, fluxos de caixa, orçamentos empresariais são apenas alguns exemplos de como a contabilidade pode auxiliar no fornecimento de informações, no planejamento e na tomada de decisão empresarial.
Em ambientes cada vez mais competitivos, gerar diferenciais estratégicos se torna crucial. Informações relevantes e tempestivas são fatores que ajudam um negócio a se destacar perante a concorrência; conhecendo sua estrutura de custos; projeção de receitas e gastos; atuação em mercados; revisão de estratégias, produtos e serviços; posicionamento de preços; entre outros.
Porém, para obter tais fatores, é necessário um entendimento e alinhamento entre os gestores e a contabilidade, com fornecimento de informações e documentos precisos para os profissionais contabilistas, sejam estes da própria empresa ou de escritórios, gerando assim maior credibilidade e fidedignidade das informações e nos respectivos relatórios.
A contabilidade é uma fonte crucial de diversos dados, relatórios e informações que as empresas, em especial seus gestores, devem explorar e usufruírem cada vez mais. Fortalecer a parceria entre administração e contabilidade se torna cada dia mais fundamental para os negócios terem maiores chances de crescimento e sucesso. Investir em sistemas de informações que sejam de fato gerenciados para obter dali bases para o que a empresa necessita para se fortalecer perante seu ambiente de atuação também é algo primordial.
Cada vez mais, a meu ver, a contabilidade está enraizada na gestão estratégica das entidades, sendo fator chave para obtenção de resultados no curto, médio e longo prazo. Conhecer o patrimônio e outras informações do negócio gera conhecimento e este fornece inteligência empresarial para tudo isso que foi comentado neste texto. Pensemos nisso.