As expectativas são positivas para a 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2019). O evento, considerado o maior do setor da América Latina, movimenta o agronegócio brasileiro e será realizado entre 29 de abril e 3 de maio deste ano, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, em Ribeirão Preto, com a participação de mais de 800 marcas expositoras nacionais e internacionais e cerca de 150 mil visitantes qualificados do Brasil e do exterior, em 440 mil metros quadrados de área.
“É importante que todos, expositores e visitantes, programem suas visitas para a Agrishow, uma vez que é lá que acontecem os grandes lançamentos mundiais de máquinas, equipamentos e insumos”, afirma Francisco Matturro, presidente da Agrishow 2019. “De maneira geral, o ano está muito positivo. Os preços estão bons, as commodities estão com boas demandas, os agricultores estão produzindo muito bem no país como um todo, com algumas exceções regionais”, diz.
“A leitura que temos de fazer em relação às expectativas para a Agrishow deve se basear em outros sinais. E, do ponto de vista institucional e político, os sinais são altamente positivos, não só para o agro, mas para a economia como um todo”, complementa. Em 2018, a feira terminou com recorde de faturamento, mas com o mesmo número de visitantes do ano anterior. O balanço oficial indica que o evento movimentou R$ 2,7 bilhões em cinco dias, R$ 400 milhões acima da previsão dos organizadores, de R$ 2,3 bilhões, e R$ 500 milhões a mais que o montante de 2017, de R$ 2,2 bilhões, alta de 23%. Na 24ª edição, o público aumentou 4,6%, de 152 mil pessoas em 2016 para 159 mil no período seguinte, sete mil a mais.
Por ser a feira que movimenta o agronegócio no Brasil, a Agrishow 2019 confirma duas atrações que são consideradas pelo público visitante como diferenciais do evento: a Arena do Conhecimento e a Arena de Demonstrações de Campo. Palco de apresentações de novas tecnologias, conhecimento e tendências, a Arena de Conhecimento terá eventos de conteúdo que irão levar informação relevante para o dia a dia e para os negócios dos profissionais do campo. Já a Arena de Demonstrações de Campo oferecerá aos visitantes a oportunidade de ver áreas de plantio e tratos culturais de hortifrútis pela Coopercitrus, bem como outras demonstrações de tecnologia. A cooperativa convida, todo ano, dez mil associados para participar do evento.
O primeiro lote de ingressos já está à venda e foi criado devido ao sucesso da última edição, por isso traz uma série de benefícios como comodidade, segurança, acesso mais rápido ao recinto da feira. Além disso, o valor do tíquete permanece em R$ 40 para quem optar pela compra online, mesmo preço cobrado na 25ª edição. A forma de pagamento também é diferenciada, podendo ser feita via boleto bancário ou via cartão de crédito – na bilheteria local são aceitos apenas dinheiro e cartão de débito. As vendas deste pacote estão previstas para terminar em 28 de fevereiro. Depois desta data, o preço sobe e ficará mais próximo ao cobrado na bilheteria, que será de R$ 55.
O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB). É organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto. Para adquirir o ingresso, acesse o link www.agrishow.com.br e siga as informações e instruções para a compra online. A Agrishow acontece em Ribeirão Preto desde 1994 e até o ano passado era a terceira maior da América Latina, mas os organizadores dizem que agora já é considerada é a maior do mundo.