Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

USP Filarmônica e ALMA apresentam “O Delírio de Dom Quixote”

A récita de balé-sinfônico, por ocasião da reinauguração do Teatro do Campus da USP de Ribeirão Preto, é neste sábado, dia 13 de abril de 2024, às 11h30 (Divulgação)

A USP Filarmônica e a Academia Livre de Música e Artes (ALMA) apresentam neste sábado, dia 13, às 11h30, a récita de balé-sinfônico O Delírio de Dom Quixote, de Léon Minkus, por ocasião da reinauguração do Teatro do Campus de Ribeirão Preto, que passou por recente reforma, com ampliação do palco e do fosso para a orquestra e será reaberto ao público.

A apresentação é uma realização da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão em conjunto com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, tanto para a reabertura do Teatro do Campus como também comemorando a efeméride de 90 anos da USP no interior de São Paulo.

A orquestra estará sob a regência do maestro José Gustavo Julião de Camargo, dividindo a direção com a bailarina e coreógrafa Marisol Esteves Gallo Antonelli.

Os ingressos serão distribuídos a partir das 10h, na bilheteria do Teatro do Campus, que se situa no Balão Central do Campus da USP em Ribeirão Preto.

Dom Quixote

A obra Dom Quixote (1869), composta como música para um balé livremente inspirado na obra literária de Miguel de Cervantes (1547-1616), tornou-se canônica como repertório de dança, consagrando-se como um exemplo bem acabado de música sinfônica que dá suporte a um outro tipo de arte, cuja história é dramatizada a partir de coreografias de movimentos corporais.

Composta pelo violinista e compositor austríaco Léon Minkus (1826-1917), Dom Quixote é peça obrigatória no repertório de corpos de balé do mundo todo e tem suas versões mais aclamadas realizadas pelo Bolshoi. Na versão que será apresentada em Ribeirão Preto, executada e produzida a partir da parceria Alma-USP, o sonho-delírio do personagem de Cervantes delimita uma montagem do primeiro ato do balé, emoldurada por inserções cênicas que ressignificam música e dança a partir de um universo dramático, ora cômico e festivo, ora melancólico, mas sempre onírico, do cavaleiro da “triste figura”.

USP Filarmônica

Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada exclusivamente por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados. Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na direção artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.

 

Sobre a Academia Livre de Música e Artes (Alma)

A Academia Livre de Música e Artes (Alma) é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

Em 2024, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo ProAC – Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínios das empresas Ópera – Usina Alta Mogiana S/A e NECTA; Suíte – Santa Helena Indústria de Alimentos; Ária – Supermercado Canesin.

 

 

 

Serviço

 

“O Delírio de Dom Quixote”

 

Data: 13/04

 

Horário: 11h30

 

Local: Teatro do Campus da USP de Ribeirão Preto

 

Balão central do Campus da USP de Ribeirão Preto, no endereço Av. Bandeirantes, 3.900.

 

Ingressos: Serão distribuídos a partir das 10h, na bilheteria do Teatro

Postagens relacionadas

SSP vai intensificar combate ao “golpe do amor”

Luque

‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto neste domingo

Redação 2

Zé Ramalho celebra 40 anos de música

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com