A onda de calor que elevou a temperatura em Ribeirão Preto no verão deu uma trégua devido à passagem de uma frente fria. Na Semana Santa, porém, a temperatura deve subir de novo, com os termômetros marcando 30 graus Celsius a partir da Sexta-Feira da Paixão, 29 de março. A chuva deve continuar. A Climatempo prevê 56 milímetros entre esta terça-feira (26) e o Domingo de Páscoa (31).
Nos dias 1º e 14 de março, a cidade registrou a temperatura mais alta do ano até agora. Chegou a 36º entre 14 e 17 horas, com média de 35ºC durante toda a tarde. A sensação térmica foi ainda mais elevada, na casa dos 40ºC. na semana passada, porém, voltou a chover forte em Ribeirão Preto. Os temporais chegaram acompanhados de rajadas de vento e derrubou árvores, provocou alagamentos e enxurradas, interditou vias e arrastou lama.
O quadro pode mudar de um dia para outro – os dados são alterados a todo momento. A umidade relativa do ar deve permanecer em torno de 60% durante a semana, considerado o mínimo ideal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.
Para esta segunda-feira (25), eram esperados 15 milímetros de chuva intensa na cidade – o que ocorreu no período da tarde –, com os termômetros marcando entre 21ºC e 27ºC. Para esta terça-feira (26), a previsão indica temperatura variando entre 20ºC e 28ºC. A Climatempo prevê 15 milímetros de chuva, que pode ser constante ou temporal no final da tarde.
Na quarta-feira (27), os termômetros devem marcar entre 19ºC e 28ºC, com doze mm de chuva. Para quinta -feira (28) a previsão é de dez milímetros de chuva. A temperatura mínima será de 19ºC e a máxima, de 29ºC. No feriado religioso de sexta-feira (29), os termômetros devem marcar entre 20ºC e 30 graus, com dez milímetros de chuva.
No sábado, dia 30, a temperatura mínima prevista é de 18ºC e a máxima, de 30ºC. Pode chover um volume de sete milímetros. No domingo (31), os termômetros devem marcar entre 19 graus e 31Cº. A previsão é de apenas dois milímetros de chuva localizada, que pode cair em uma região da cidade e nas outras, não.
No início da primavera, no ano passado, os termômetros de rua chegaram a marcar 45ºC. Os dias mais quentes foram 26 de setembro e 14 de novembro, quando a temperatura subiu para 41 graus. A sensação térmica chegou a 43ºC,. segundo os institutos de meteorologia .