Por: Adalberto Luque
Um caminhão com quase 400 placas de energia solar sem procedência comprovada foi apreendido, nesta sexta-feira (22), no galpão de uma rede de supermercados. Os produtos estavam no prédio localizado na Avenida Recife, Jardim Aeroporto, zona Norte de Ribeirão Preto.
Segundo informações da Delegacia de Investigações Gerais da Divisão Especializada em Investigações Criminais (DIG/DEIC), os policiais civis receberam informações de que um caminhão estaria com as placas no galpão e que os produtos não teriam procedência comprovada ou seriam produtos ilícitos.
A equipe coordenada pelo delegado Ricardo Turra foi até o local e constatou que havia um caminhão no galpão com algumas caixas de placas solares a seu lado. Durante o levantamento, os agentes constataram que o galpão seria utilizado pela loja de uma rede de supermercado que fica em frente ao local.
A equipe também constatou que o prédio teria uma ligação direta de energia, sem a devida aferição. No mercado, encontraram a esposa do proprietário. Ela disse desconhecer qualquer irregularidade, mas diante das evidências, recebeu voz de prisão.
No galpão, além do caminhão os agentes encontraram 396 placas de energia solar, três paletes com 80 caixas de amaciantes e outros três paletes com cerca de 100 sacos de carvão em embalagens de dois quilos, todos produtos sem procedência confirmada.
O caminhão e todos os produtos foram apreendidos e levados para a sede da DIG/DEIC. A mulher também foi levada para a delegacia, onde foi autuada em flagrante por furto de energia elétrica. A origem dos produtos será investigada.
Equipes da CPFL Paulista e da Polícia Civil estiveram no sábado (23), no local e constataram o furto. O estabelecimento é reincidente. Segundo a CPFL Paulista, a ligação foi regularizada e os cálculos sobre a quantidade de energia desviada serão feitos pela concessionária e repassados aos responsáveis pela fraude.