O deputado Paulo Fiorilo (PT), estará em Ribeirão Preto sábado, dia 16, às 20 horas, para participar de várias atividades e visitas a entidades, entre elas, debater com representantes da educação seu projeto de lei, aprovado na Alesp-Assembleia Legislativa de São Paulo-, que autoriza a contratação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, por meio de prestação de serviço, bem como medidas preventivas e efetivas por parte das autoridades para que episódios de violência nas unidades paulistas não voltem a acontecer.
Apesar de aprovado na Alesp, o projeto foi vetado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Tarcísio justificou a decisão, dizendo que sua gestão já desenvolve um programa que emprega estes profissionais para atender unidades em todas as regiões do estado. A contratação de psicólogos para as escolas estaduais foi anunciada em março do ano passado, após a morte da professora Elisabete Tenreiro durante um ataque à Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona oeste da capital.
A matéria determina que a rede pública de educação básica do sistema de ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo disporá de serviços de Psicologia e de Serviço Social.
“Eles vão assegurar o direito de acesso e de permanência na escola, garantir condições de pleno desenvolvimento do estudante, atuar em processos de ingresso, regresso, permanência e conclusão dos estudos do estudante, ampliar e fortalecer a participação familiar e comunitária em projetos oferecidos pelo sistema de ensino, entre outros assuntos. Esses profissionais são muito necessários”, garantiu Fiorilo, que continua debatendo e defendendo essas contratações.
Serviço: Deputado Paulo Fiorilo (PT-SP)
Dia 16/03, às 20 horas
Local: Olivia Rodini Luiz, 153- Cidade Universitária
17 horas- Visita o Instituto Plural de Educação e Cidadania Vila Bela- Rua Cerqueira César, 1094, centro