Nesta terça-feira, 12 de março, em meio a uma cerimônia de anúncio de mais de cem unidades novas de institutos federais, a cidade de Ribeirão Preto foi contemplada de forma inédita para ter o seu primeiro campi de instituto federal na cidade. Após mais de uma década de pleito, o município celebra finalmente a implantação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) que visa desenvolver a educação e formação profissional de nossos jovens.
A conquista, que representa um marco significativo no fortalecimento do ensino público e no acesso de jovens e adultos ribeirão-pretanos, foi anunciada acompanhada de uma foto prestigiosa em que o Presidente Lula, acompanhado da vereadora Duda Hidalgo (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) seguram uma placa com os dizeres “Instituto Federal Ribeirão Preto Conquista da nossa cidade”.
A cerimônia contou com a presença de dezenas de prefeitos, no entanto, quem buscou capitalizar o anúncio foi a vereadora de oposição ao Prefeito Duarte Nogueira (PSDB), citando em suas redes sócias a Frente pela criação do instituto federal em Ribeirão e o seu correligionário prof. Ricardo Jimenez.
A vereadora Duda ainda destacou que em fevereiro de 2022 esteve em Brasília representando a Comissão de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo do Legislativo da Câmara Municipal de Ribeirão Preto e a Frente de Luta pelo Instituto Federal de Ribeirão Preto, quando entregou – pela primeira vez – um ofício ao Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no qual pleiteava a instalação do campus no município. Recentemente realizou também um abaixo assinado coletando assinaturas e uma audiência pública na Câmara Municipal de Ribeirão Preto acerca do tema.
Os Institutos Federais são instituições de ensino que oferecem educação profissional e tecnológica em diversos níveis e modalidades, incluindo ensino médio, cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. São reconhecidos pela qualidade de ensino e pelo compromisso com a formação de profissionais capacitados e aptos a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.
A conquista da implantação do Instituto Federal de Ribeirão Preto beneficiará não apenas nossa cidade, mas toda a Região Metropolitana, proporcionando uma educação gratuita, inclusiva e de qualidade que irá formar cerca de 1.200 alunos por ano.