Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Prefeitura doa área da Cianê ao IFSP 

Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo será construído em área da antiga Companhia Nacional de Estamparia (Cianê) (Alfredo Risk)

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinou, na manhã desta sexta-feira, 8 de março, projeto de lei que prevê a doação da área da antiga Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), na avenida Marechal Costa e Silva nº 1.111, nos Campos Elíseos, Zona Norte de Ribeirão Preto, para construção de campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Participaram da solenidade o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), o reitor geral do Instituto Federal de São Paulo, professor Silmário Batista dos Santos, o vereador Alessandro Maraca (MDB) e o secretário da casa Civil, Alessandro Hirata. O terreno tem 36 mil metros quadrados e pertencia às Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM), que funcionou de 1945 a 1981.

Fica em região estratégica para atender a população que será beneficiada pela iniciativa, estimada em 1.400 alunos. O espaço necessitará de adequações para receber o equipamento e, por isso, as atividades educacionais, por enquanto, vão ocorrer no prédio da rua Wladimir Pinto Ferraz nº 250, no Parque Ribeirão Preto, Zona Oeste. O espaço provisório conta com diversas salas e laboratórios, com capacidade para atender 600 alunos. As aulas devem começar no segundo semestre.

“Já era um sonho nosso. E agora estamos oficializando o envio do projeto de lei para a cessão definitiva desta área, para que Ribeirão Preto esteja habilitada, inclusive com o terreno cedido, para implantar o Instituto Federal na nossa cidade”, afirmou Duarte Nogueira. Uma comissão para a implantação do IFSP deverá ser formada com o objetivo de estudar as necessidades locais, sociais e educacionais, garantindo os direcionamentos futuros.

“A importância de um ensino público de qualidade é proporcional ao êxito da prosperidade do nosso país. A gente ainda patina muito na educação básica, de qualificação. Por isso, a importância de garantir oportunidade de acesso. O Instituto Federal é uma joia preciosa que será cuidada com muito carinho, atendendo jovens com qualidade alta. Uma chance para prosperar e vencer na vida”, concluiu o prefeito.

A instalação do Instituto Federal em Ribeirão Preto foi oficializada em outubro do ano passado, quando Duarte Nogueira sancionou a lei complementar nº 3.202/2023, sobre a doação do imóvel no Parque Ribeirão Preto. O projeto 0do Executivo foi aprovado pelos vereadores no dia 17 do mesmo mês.

No local funcionou uma escola do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ribeirão Preto (Sinsaúde). O edifício foi retomado judicialmente pela prefeitura por descumprimento de cláusulas do contrato de cessão por comodato por parte da entidade.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). É especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

A legislação também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante. Oferece uma gama de cursos gratuitos: 29 cursos técnicos, 15 de licenciatura e 19 de bacharelado em todas as áreas de atuação, de Humanas e Exatas. A previsão é de que as aulas no futuro campus comecem em 2024.

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Janeiro a maio – RP recolhe R$ 472,8 mi de IPVA

William Teodoro

ANIMAIS ABANDONADOS – Entidades temem pelo crescimento populacional em Ribeirão

Redação 1

Botafogo bate o Atlético-GO e volta a vencer depois de nove partidas  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com