Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Acirp vai celebrar 120 anos  

Comemoração terá ações promocionais, eventos em diversos formatos e prestação de serviços ao empreendedor (Alfredo Risk)

Para celebrar seus 120 anos junto com quem a ajudou a fazer história, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) traz uma vasta programação ao longo de 2024, pensada para conectar ainda mais os empresários e a comunidade. A entidade também comemora em 2024 os 70 anos de inauguração de seu prédio histórico, o Palácio da Indústria e Comércio, sede central e da Distrital Centro.

“É um ano muito especial para nós da associação. E vamos celebrar nossas conquistas com uma agenda muito diversa em atividades, trazendo promoções no comércio, novas formas de prestação de serviço ao empresário e muitas outras vantagens”, destaca a presidente Sandra Brandani. A Acirp foi fundada em 8 de agosto de 1904.

Para ela, o ponto principal é reforçar o papel da entidade como agente do desenvolvimento empresarial e regional nestes 120 anos de existência.   A programação será divulgada de forma escalonada ao longo do ano. O gestor de marketing e relações institucionais da Acirp, Carlos Henrique Ferreira, pontua que a ideia é celebrar e também criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento dos negócios. 

“Regionalizamos as demandas e criamos uma série de atividades para atender os mais diversos objetivos dos empresários, seja o industrial da zona Norte, o comerciante do Centro ou o prestador de serviços da região Sul de modo que o público das seis distritais da Acirp seja contemplado pelas ações”, explica Ferreira. A Acir tem mais de cinco mil associados

Entre as principais novidades estão o novo formato das Rodada de Negócios, que passam a aderir ao circuito de mesas interativas, e o lançamento do novo site da entidade. “Vamos implantar novos serviços e funcionalidades para os associados, fazendo um grande avanço em atendimento digital e remoto, reduzindo drasticamente a necessidade de deslocamentos para resolução de demandas”, afirma o gestor.

A agenda comemorativa do 120º aniversário deve trazer também lançamento de livros históricos, eventos festivos e culturais gratuitos e abertos ao público, além de ações no comércio de rua das regionais. “Queremos estimular três eixos importantes para a entidade: uma Acirp para todos; o sentimento de pertencimento e os valores de governança social e ambiental”, explica Ferreira.

Imigrantes Fundada por dez empresários imigrantes, desde o início preocupou-se em ser a voz do empresariado ribeirão-pretano, organizando a nova classe de empreendedores atraída ao Nordeste paulista pelas grandes fazendas de café da região.

Diretorias A primeira diretoria da entidade foi formada pelos empresários de origem estrangeira Albano José de Carvalho, André Martins de Andrade, Antonio Garcia de Souza, Dib Khattar, Jerônimo Hipólito, João Beschizza, José Antunes Tavares Teixeira e Pedro Marzola, além dos dois filhos de imigrantes Antonio Diederichsen e José Osório de Siqueira – este, o primeiro presidente da entidade.

Antes de se transferir, em 1954, para o Palácio do Comércio e Indústria, no cruzamento das ruas Visconde de Inhaúma e São Sebastião, edifício que ocupa até hoje, a Acirp percorreu pelo menos outras quatro sedes: a primeira, na rua Amador Bueno; a segunda, na sobreloja da casa A Rainha da Moda, na esquina das ruas São Sebastião e Tibiriçá; a terceira, no antigo número 35 da rua Tibiriçá; e a quarta, na rua Duque de Caxias.

Ao se fixar em um dos principais cruzamentos do Centro de Ribeirão, consolidou ainda mais sua força e importância, ampliando a cada dia seu leque de serviços aos empresários, seja do comércio, da prestação de serviços, ou da indústria.

Neste período, foi de suma importância a atuação do lendário presidente Amin Antônio Calil, que esteve à frente da entidade em duas duradouras oportunidades (1941-1958 e 1962-1968) e promoveu o crescimento, ampliação, estruturação e modernização da Acirp.
 

Distritais Hoje, além da sede, a entidade organiza-se em seis distritais (Centro, Norte, Leste, Sul, Oeste e Sudoeste). Cada uma representando as principais regiões empresariais de Ribeirão Preto. Além disso, abriga a companhia de crédito Sicoob Cooperac, sempre aberta aos empresários interessados em menores taxas e condições mais favoráveis de crédito, bem como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC).

 

 

Postagens relacionadas

IMS lança site para celebrar centenário de Clarice Lispector

Redação 1

PUBLICIDADE: Barão Imóveis

Redação 1

Franco Júnior, um ex-RPM da região

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com