O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) recebeu 13.372 requerimentos de certidões de imigração em 2023. Desse total, quase 60% foram de descendentes italianos em busca de mais informações sobre os familiares. Desde 2011, os registros de entrada de imigrantes em São Paulo foram transferidos do Museu da Imigração para o Arquivo Público de São Paulo,
Esses documentos comprovam quais estrangeiros desembarcaram no Porto de Santos entre 1888 e 1978, que deram entrada na Hospedaria de Imigrantes entre 1882 e 1973 e dos que foram registrados nas Delegacias Especializadas de Estrangeiros do Estado São Paulo entre os anos de 1939 e 1984.
O Arquivo Público é vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) e possui mais de 52 mil listas de bordo digitalizadas. A pesquisa é feita pela data do embarque ou desembarque e nome do navio. São mais de 1,5 milhão de documentos e a pesquisa pode ser feita por nome e sobrenome, nacionalidade ou filiação, por exemplo.
As certidões fornecidas pelo Arquivo Público são documentos oficiais, possuem fé pública, são comprobatórias e têm finalidade jurídica. A pesquisa é gratuita e o pagamento de taxa só é feito caso o cidadão tenha interesse na certificação. Este ano, o valor do recolhimento da taxa para certidões de imigração é de R$ 62,23.
Todo o atendimento referente à imigração é feito de forma virtual, inclusive as pesquisas e solicitações. A certidão também é encaminhada por e-mail com itens que garantem a autenticidade e veracidade do documento, como código de barras e QR Code. Para pesquisa e mais informações, acesse: www.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/solicitacao_certidoes