Por: Adalberto Luque
Um estudante foi atropelado, na tarde desta quinta-feira (29), quando atravessava na faixa de pedestres em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. João Gilberto Sampaio. O semáforo que existe no local estava apagado.
O acidente aconteceu na Avenida Costa e Silva, quase esquina com Rua Equador, Vila Mariana. zona Norte de Ribeirão Preto. Câmeras de segurança registraram o atropelamento. O motorista parou para prestar socorro.
O adolescente ficou deitado no asfalto até a chegada de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte. Seu estado de saúde não foi confirmado.
16 furtos em dois anos
A RP Mobi, empresa que coordena o trânsito em Ribeirão Preto, divulgou nota a respeito.
“A RP Mobi lamenta pela ocorrência e informa que o semáforo do referido endereço tem sido alvo constante de furto e vandalismo em diversas datas, tanto na fiação do equipamento quanto nos demais componentes desta sinalização semafórica. De 2022 até a presente data (29/2), houve 16 furtos envolvendo este semáforo. Por conta disso, a empresa está analisando outras medidas para o local.
Ainda, vale destacar que mesmo com o semáforo inoperante, o local em questão conta com sinalização de solo mediante faixa para travessia de pedestre com linha de retenção veicular, e neste caso, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), condutores devem diminuir a velocidade e realizar a parada do veículo até que o pedestre conclua a travessia.
Por fim, esclarece que a empresa tem registrado boletins de ocorrência na Polícia Civil sobre a referida situação que afeta o funcionamento dos semáforos. Caso qualquer cidadão verificar alguma suspeita de furto na estrutura de semáforos orientamos a ligar para a Polícia Militar no telefone 190 ou na Guarda Civil Metropolitana (153)”, conclui a nota.