Tribuna Ribeirão
CulturaDestaqueGeral

Teatro de Arena será reinaugurado neste sábado

A novela envolvendo a reforma do Teatro de Arena Jaime Zeiger terminará neste sábado, 2 de março, quando será reaberto, depois de passar por obras de revitalização e requalificação que adequaram o espaço às necessidades atuais do ambiente e da legislação vigente para funcionamento de equipamentos públicos.

A cerimônia oficial acontecerá às nove horas, com a presença do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e de autoridades, que irão descerrar a placa de reabertura e apresentar a nova fachada, elaborada pelas mãos da artista plástica Bianca Habib. Foram reformados muros, gradis e concertinas, além de consertos e reformas nos sanitários, depósitos, bilheteria, lanchonete e camarins.

Houve a implantação geral de novos guarda-corpos e corrimãos, em atendimento às legislações vigentes e adequando à acessibilidade, instalação de nova caixa d´água, com capacidade expandida, reestruturação da rede elétrica, instalação de uma cabine de som (House Mix) e interligação do sistema de som e iluminação, da cabine ao palco.

“Com muito orgulho reabrimos este espaço tão icônico em nossa cidade, que imprime em sua arquitetura e ambiente, a pujança cultural e artística de Ribeirão Preto. É mais uma vitória termos o teatro reaberto e recebendo programação cultural”, comenta Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.

No domingo, 3 de março, às 18h30, o Teatro de Arena irá receber show gratuito de Raquel Reis, cantora e compositora baiana, contemporânea da música popular brasileira, mesclando o estilo ao pagodão baiano, afrobeat, entre outros.

A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no dia, a partir das 17h30, no Teatro Municipal, que fica em frente ao Teatro de Arena Jaime Zieger, ambos localizados no Morro do São Bento. Serão disponibilizados dois mil ingressos para o público.

História O Teatro de Arena completará 55 anos em 2024. Foi inaugurado em 1969, idealizado e construído por Jaime Zeiger numa meia-encosta, em uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados. Ele realizou pesquisas em vários países da Europa e Oriente Médio para a escolha do local ideal: topografia que favoreceria a qualidade acústica do teatro.

Foi o primeiro teatro de arena construído no interior do Estado de São Paulo. A peça “Antígona” (de Sófacles) foi o primeiro espetáculo teatral apresentado no espaço cultural. Em 1980, o local ganhou o nome de seu idealizador, Jaime Zeiger. Em 1986, 17 anos depois da abertura, passou pela primeira grande reforma.

O espaço foi reinaugurado um ano depois,em 1987, com show de Jorge Mautner e Nelson Jacobina. Também já passaram pelo palco do Arena nomes como Gilberto Gil, Vinicius de Morais, João Gilberto, Novos Baianos, Cartola e Os Mutantes. A arquibancada do Arena possui 15 degraus e abriga duas mil pessoas sentadas.

Até a reforma em 2013, o palco era cercado por um fosso d’água. Após a intervenção, o local foi preenchido com pedras brancas. Recebeu importantes produções artísticas, como festivais de blues, Dança Ribeirão, Feira do Livro, Tanabata, Virada Cultural Paulista e, recentemente, shows de rock, encontro de carnaval, entre outros eventos.

 

 

 

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Resultado do Fies está disponível na internet

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com