Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Empreendedores negros vão para o Vale do Silício  

Divulgação  “Do Silêncio ao Silício” está em sua primeira edição e tem como missão ser a ponte entre a periferia e o maior polo de inovação do mundo (Divulgação)  

Dez empreendedores negros foram selecionados para uma imersão de duas semanas no Vale do Silício em 2024. O treinamento faz parte da iniciativa “Do Silêncio ao Silício”, que está em sua primeira edição e tem como missão ser a ponte entre a periferia e o maior polo de inovação do mundo, localizado na Califórnia, nos Estados Unidos.

As inscrições foram abertas em janeiro de 2023 e o programa recebeu mais de 300 candidaturas de todo o país. Destas, cerca de 60 empresas passaram para a segunda fase e dez foram selecionadas. Os requisitos para participar incluíam ter uma empresa de base tecnológica, ser um empreendedor negro, ter disponibilidade para mentorar um empreendedor negro e periférico na volta, residir no Brasil e ter disponibilidade para estudar inglês.

“Tivemos um boom de inscrições, diversos negócios potentes e que fazem a diferença nos locais onde estão inseridos. Foi muito gratificante e apenas confirmou o que já sabíamos: empreendedores negros precisam de oportunidade para alavancar seus negócios”, diz Danielle Marques, idealizadora do projeto, que foi criado em parceria com a StartSe, uma das principais referências dentro do mercado brasileiro de startups.

A imersão será de 15 dias, durante os quais os participantes visitarão as sedes das maiores empresas de tecnologia do mundo. Nessas visitas, a partir de palestras e workshops, os jovens aprenderão sobre novas estratégias de negócios, modelos de negócio disruptivos, tendências do mercado de trabalho e formas de gestão inovadoras. Um aprendizado que deverá impactar diretamente no desenvolvimento de suas carreiras como empreendedores.

O grupo terá ainda acesso a networking com altos executivos e players americanos com potencial de negócios e parcerias internacionais. Ao final do programa, os participantes receberão um certificado internacional pelo Hub Internacional StartSe University, situado em Palo Alto.

O objetivo é que o conhecimento seja repassado para quem está começando a criar seus negócios dentro deste ecossistema. Eles também serão mentorados e acompanhados durante seis meses pela equipe Do Silêncio ao Silício, que quer analisar o impacto do programa em suas vidas, carreiras e empresas, e pautar-se nos resultados para as próximas edições.

“Do Silêncio ao Silício” é uma iniciativa que visa tirar a população preta e periférica do silêncio e potencializá-la em espaços muito maiores para contribuírem com a sociedade através de ações empreendedoras. Isso é feito por meio de um projeto que leva empreendedores negros e periféricos brasileiros para um programa de imersão no maior polo de inovação do mundo, o Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos.

É voltada para jovens que vêm inovando por meio de startups com base tecnológica, mas que não têm o mesmo suporte e visibilidade que as grandes empresas tecnológicas. A iniciativa tem o apoio da StartSe, uma das principais referências dentro do mercado brasileiro de startups, e em sua primeira edição, levará em 2024 dez empreendedores negros para o programa de imersão.

 

 

Postagens relacionadas

Renato Zucoloto permanece na CCJ

Redação 2

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Prefeitura anuncia medidas ‘anticalor’

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com