Em homenagem a Sócrates, que completa 70 anos no próximo dia 19, o Botafogo lançará o seu terceiro uniforme para a temporada 2024. Com listras brancas e vermelhas e detalhes em preto, a peça remete à década de 70, quando o Doutor iniciou sua carreira no Tricolor.
Na versão de goleiro, o layout permanece, porém com o preto sendo a cor predominante do uniforme e os detalhes vermelho e branco na gola e no ombro.
O Pantera estreará o novo manto na próxima quarta-feira (14), quando enfrenta justamente o Corinthians, onde Sócrates também foi ídolo, às 21h35, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela oitava rodada do Campeonato Paulista.
O modelo foi confeccionado pela Volt Sport, fornecedora de material esportivo 100% brasileira, que patrocina o Tricolor desde 2021.
O uniforme chega ao mercado pelo valor de R$ 289,99, nas linhas masculina e feminina e, para os modelos juvenil e infantil, o custo é de R$ 269,99. A camisa pode ser adquirida nas lojas físicas do Pantera Shop e pelo site.
Os torcedores que adquirirem a camisa do lançamento nas lojas físicas ganharão um ingresso para o jogo contra o Corinthians.
“É uma honra participarmos desse momento tão simbólico. São poucos os clubes que compartilham um ídolo tão icônico quanto o Doutor Sócrates. Para o uniforme, buscamos fazer algo que representasse toda a magia e idolatria por ele, que, apesar de ter falecido cedo, está mais vivo do que nunca na memória dos torcedores”, ressalta Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport.
HOMENAGEM
Além do terceiro uniforme, o Botafogo prepara outra homenagem ao Doutor. Ele também estará eternizado em nome de rua.
A rua Edgar Rodrigues, localizada no boulevard da Arena Nicnet, passará a ser chamada de ESPLANADA DOUTOR SÓCRATES através de Decreto do Prefeito Duarte Nogueira.
A iniciativa partiu do vereador André Trindade. A solenidade da mudança de nome será realizada nos próximos dias.
Em ação conjunta, Botafogo e Corinthians usarão em suas camisas oficiais um patch especial para a partida.
O patch é uma imagem de Sócrates usando metades das camisas do Tricolor e do Alvinegro e a hashtag #eternodoutor70.
Antes de a bola rolar, um bandeirão com a mesma imagem do patch será estendido no círculo central do gramado do Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
“O Magrão foi um dos grandes, não apenas do Botafogo e do Corinthians, mas principalmente do futebol mundial. É reconhecido internacionalmente pelo seu brilhantismo dentro de campo e também por sua voz ativa em questões políticas e sociais fora dos gramados. Essa homenagem é o mínimo que podemos fazer por um ícone tão importante da história do nosso esporte, que nos faz uma falta enorme”, comentou Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da Botafogo Futebol SA.
Revelado nas categorias de base do Pantera, Sócrates jogou no Botafogo até 1978, quando foi negociado com o Corinthians. Ele ainda retornou no final da década de 80. Na somatória das duas passagens, Magrão fez 269 jogos e marcou 101 gols com a camisa botafoguense. Pelo Corinthians, o Doutor fez 298 partidas e balançou as redes 172 vezes.
Reforço para defesa
O Botafogo tem mais um reforço para a temporada. Trata-se do zagueiro brasileiro naturalizado português Matheus Costa, de 29 anos, que está há oito anos jogando em Portugal.
O novo reforço, que chega em Ribeirão Preto nesta quinta-feira (8), negociava com o Tricolor desde dezembro.
Revelado pelo Democrata-MG, Matheus Costa deixou o Brasil em 2016, quando se transferiu para o Real SC (POR). Na sequência, vestiu a camisa do Leixões, onde atuou nas temporadas de 2017/2018 e 2018/2019.
Logo depois, o jogador se transferiu para o FC Vizela. Desde a temporada 2021/2022, o atleta está no Marítimo, onde disputou 66 partidas e marcou sete gols.