Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Cerveja está mais cara neste carnaval 

Reprodução  Bebidas alcoólicas em geral, incluindo a cerveja, tiveram aumento de 11,41%: a mais popular do carnaval subiu 5,29% no acumulado de doze meses (Reprodução)

O carnaval não mexe só com a cabeça e a alegria dos milhões de foliões que saem às ruas durante a festa mais popular do Brasil. Para curtir a folia, também é preciso pôr a mão no bolso. Este ano, alguns itens consumidos durante as festividades subiram bastante de preço.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o período de doze meses até dezembro de 2023, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica alta de 4,62%, o que significa que os preços em geral subiram, ainda que alguns itens e setores específicos tenham registrado algumas quedas em específico.

“O carnaval de 2024 chegou com a animação de sempre, mas os foliões precisam se preparar para encontrar preços diferentes do ano passado. Mas com planejamento e pesquisa, você pode aproveitar o carnaval de 2024 sem gastar muito”, afirma a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Nadja Heiderich.

A professora da Fecap listou os itens e serviços populares no carnaval que mais subiram em 2024. Entre os alimentos, carnes em geral, incluindo a bovina, tiveram queda de 9% em média. A retração se deve à maior oferta de 0no mercado, devido ao aumento da produção e à redução das exportações.

Já as bebidas alcoólicas em geral, incluindo a cerveja, tiveram aumento de 11,41%. A bebida mais popular do carnaval subiu 5,29% no acumulado de doze meses, segundo o IPCA. A alta se deve à alta do preço do milho, principal ingrediente da cerveja, e também à 0do dólar, que encarece os insumos importados.

O refrigerante, outro item popular no carnaval, teve um aumento de 6,74%. A alta do dólar e a alta do preço do açúcar, outro ingrediente importante, são os principais motivos. As passagens aéreas para destinos turísticos subiram em média 47,24% em relação ao ano anterior, segundo o IBGE.

A forte demanda e a alta do preço do petróleo são os principais fatores para o aumento. As passagens de ônibus também subiram, mas em menor proporção, com alta de 10%. A elevação do preço do diesel e a alta da demanda são os principais motivos.

A professora Nadja Heiderich também elenca dicas para que os foliões possam economizar durante a folia. Planeje sua viagem e compre suas passagens e hospedagem com antecedência para conseguir melhores preços. Pesquise preços de alimentos, bebidas e outros itens antes de comprar.

Se possível, leve sua própria comida e bebida para o carnaval, para evitar pagar preços altos nos locais de folia. Utilize o transporte público para se locomover durante o carnaval, para evitar pagar preços altos de táxis ou carros de aplicativo.  Se possível, considere outras opções de transporte para viagens longas, como viagens de carro ou ônibus.

  

 

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Prefeito de Santa Rosa de Viterbo diz ter sido vítima de tentativa de homicídio

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com