O atual presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM/RPGP), Valdir Avelino, foi reeleito nesta terça-feira, 6 de fevereiro, para o mandato 2024/2027. A eleição teve chapa única. Ou seja, sem concorrente. A contagem de votos não havia terminado até o fechamento desta edição.
A posse de Valdir Avelino para o novo mandato será em abril. Também serão empossados Luciana Colla (primeira vice-presidente) Caio Cristiano (segundo vice|), Cláudia Torres (terceira vice). Alexandre Pastova (quarto vice) 0Fábio Ribeiro (quinto. A Secretaria Geral será ocupada por Jacira Campelo e a Diretoria Financeira por Aldeir Ceará.
Valdir Avelino era vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais e assumiu a presidência em 2021, após a morte do então presidente da entidade, Laerte Carlos Augusto, vítima de covid-19. A prefeitura de Ribeirão Preto tem cerca de 13 mil servidores.
Em 5 de março de 2020, a Chapa 1 Unidade e Luta, do então presidente Laerte Carlos Augusto, foi declarada vencedora da disputa, com 1.179 votos. A Chapa 2, SindTodos obteve 160, enquanto a Chapa 3, SindLutas, ficou com 152 votos. Ainda foram registrados 17 votos nulos e 18 em branco.
As eleições foram realizadas em 5 de fevereiro, porém, após ação das chapas 2 e 3, alegando fraude, as urnas foram lacradas. O resultado só foi divulgado após determinação da Justiça do Trabalho de Ribeirão Preto. A juíza Maria Cristina Sampaio Mendes argumentou que a paralisação das eleições, por mais tempo, traria prejuízo ao sindicato
O Ministério Público do Trabalho destacou, por meio de um representante durante a audiência com as chapas, que todas as discussões relacionadas a fatos anteriores à eleição sindical, inclusive a formação da comissão eleitoral, já havia sido deliberadas e solucionadas em audiências realizadas no MPT.